Em Campos Belos (GO), morre o pecuarista José de Souza, o Souzinha
Morreu nesta segunda-feira (17), ao 90 anos de idade e de causas naturais, José de Souza Vaz, um dos pioneiros no ramo de comércio de tecidos e agropecuária no município de Campos Belos.
Filho de Baianos, José de Souza ficou órfão de pai aos 2 anos, e ainda menino começou a trabalhar para ajudar a mãe.
Quando rapaz bem novo, vendeu uma sela e um cavalo, comprou uma passagem de avião da Vasp em Arraias (antes Goiás) e foi se aventurar em São Paulo.
Em 1956, casou-se com dona Altina de Souza Vaz, com quem teve 8 filhos, Joselita, Joemir, Joelita, Joelso, Joelci, Joelmar, Joelma e Junior.
Souzinha tinha boa saúde, até que por volta de 2004 foi atacado por um touro que estava brigando, e do nada investiu sobre ele, dando uma cabeçada que o arremessou longe, causando-lhe várias fraturas, passou a usar uma prótese e desde então ficou com a saúde debilitada.
Devido ao excesso de medicamentos, teve complicação renal, e desde o início de 2018 vinha passando por sessões de hemodiálise em Goiânia, e pela distância, teve que mudar em definitivo para a capital do estado, e isto lhe trazia descontentamento.
Periodicamente era trazido pelo filho Júnior. Ele sentava na porta da rua e ficava proseando com seus conterrâneos, costume este que sempre lhe acompanhou em sua jornada, tinha esse hábito e se sentia bem com esta sua rotina.
Devido a esse cenário, Júnior e outras pessoas da comunidade passaram a trabalhar com objetivo de trazer uma clínica de hemodiálise para Campos Belos, criaram uma fundação (AMPARE), e desde então buscam realizar esse sonho de muitos que dependem das máquinas para sobreviverem.
Recentemente, o governador Caiado prometeu em praça pública a criação de uma Policlínica para a cidade, e nela um centro de hemodiálise, já que a região possui mais de 50 pessoas dependentes deste tipo de tratamento.
Um paciente de Arraias e dois de Campos Belos desistiram de viajar para realizar a filtragem do sangue, e em poucos dias morreram, não aguentaram a rotina e o sofrimento das viagens.
Souzinha, ciente das dificuldades para a instalação desse tratamento em Campos Belos, sugeriu ao seu filho Junior que mesmo essa instalação não chegasse a tempo de beneficia-lo, que ele continuasse essa luta, que certamente beneficiará outros pacientes, e o Junior está firme nesse propósito, disse que tentará de tudo para honrar o pedido do pai.
Já foram prometidos cerca de 250 bezerros para aquisição de equipamentos, dependendo somente de que se inicie o processo para que sejam leiloados.
Que a luta continue, não se pode deixar que nossos velhinhos morram por falta de condições de tratamento, que Souzinha seja sempre lembrado como marco e símbolo dessa peleja.
Desde já queremos expressar os nossos mais sinceros sentimentos a toda a família, que Deus conforte a cada um nesse momento tão difícil.
Seu corpo foi velado na sua residência, Rua Ciríaco Antônio Cardoso n. 74 no Centro de Campos Belos (GO) e o sepultamento ocorreu às 17h, no Cemitério São João Batista.