Estudantes de Combinado (TO) enaltecem e consagram o Dia da Consciência Negra
- On:
- 0 comentário
A Escola Estadual Estadual Professora Augusta Vaz dos Santos Teixeira, sediada em Combinado (TO), sudeste do estado, promoveu junto aos estudantes o “Projeto: Somos todos mestiços Consciência Negra?
O evento foi realizado na quinta-feira (18), sob a coordenação das professoras Aline Martins, Deuzinete Gonçalves e Janaina Marra, com apoio de toda a equipe da unidade Escolar.
O projeto objetivou apresentar a cultura, os costumes afrodescendentes presentes no dia a dia de toda a comunidade, a diversidade, a conscientização de respeito, a miscigenação, o trabalho escravo nos dias atuais, a luta pelos direitos e a violação dos direitos humanos.
O estudo e as atividades vinham sendo desenvolvidos de forma híbrida na escola durante vários meses, e, em parceria com demais professores, foram produzidas telas, poesias, poemas, paródias, textos que foram expostos durante o evento.
Todo o espaço foi ornamentado, com características e cores referentes ao projeto.
Na oportunidade, o diretor da Unidade Escolar, Flávio Vieira Araújo, abriu a data comemorativa e ressaltou a importância da data 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra.
As organizadoras falaram sobre o projeto, a participação de toda comunidade escolar e agradeceram pelo empenho de cada um para a realização do mesmo.
O cerimonial foi conduzido por alunos convidados do 9º ano, que interagiram com o público ao apresentar diversas dinâmicas, como danças, teatros e paródias, com destaque às personalidades negras da atualidade e de suas conquistas ao longo dos anos inspirados na coragem e exemplo de Zumbi dos Palmares.
As comemorações foram fechadas com um desfile, batizado de “Tire seu racismo do caminho que eu quero passar com a minha cor”, com participação de professores, pais, alunos e parceiros da escola.