Campos Belos (GO) realizar a 1ª Feira de Sementes e Mudas do Cerrado, com a participação de importantes personalidades
Na manhã da última sexta-feira (24) foi realizada, no Centro Olímpico Padre Magalhães, em Campos Belos, nordeste do estado, a primeira edição da Feira de Sementes e Mudas do município.
O evento foi promovido pela Rede Pouso Alto de Agroecologia e pela prefeitura municipal de Campos Belos, ao ar livre e atraiu muitas pessoas entre elas, professores, representantes do legislativo e executivo municipal, jovens, agricultores familiares e extrativistas.
Durante a Feira, realizada das 9h às 11h, 10 expositores extrativistas e da agricultura familiar, expuseram produtos, sementes e mudas de espécies nativas do Cerrado.
O Prefeito de Campos Belos, Pablo Giovanne, durante a abertura do evento destacou a importância de cada cidadão em contribuir para preservação do meio ambiente e citou a Feira de Sementes e Mudas como uma das muitas ações que pretende desenvolver no município para a promoção do desenvolvimento sustentável.
Já o coordenador da Rede Pouso Alto de Agroecologia Sat explicou a história e importância da Feira de Sementes e Mudas para todo território da Chapada dos Veadeiros, destacando a importância da primeira Feira em Campos Belos.
A professora Terezinha Dias, da Embrapa Recursos Genético, falou sobre a importância para município e para a região desse momento em Campos Belos e destacou o apoio e a organização da prefeitura municipal. Informou também sobre o importante trabalho que a Embrapa vem realizando ao longo dos anos na conservação de Sementes.
Já a professora Francielle Rego destacou que o momento é histórico e requer o envolvimento da comunidade para que se torne permanente e promova grandes transformações em prol do desenvolvimento sustentável local e da região.
Outra presença importante foi de Dona Fiota, extrativista da comunidade quilombola Vão de Almas, de Cavalcante (GO). Ela deu destaque aos incêndios que estão ocorrendo no Cerrado há vários dias, e sua preocupação com sobrevivência do próprio cerrado e sua imensa riqueza.
Há anos, a Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros vem reunindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pequenos produtores e a comunidade local, além de representantes do poder público, ONGs, estudantes e pesquisadores.
São longo de 11 anos proporcionando um rico ambiente de intercâmbio de experiências e saberes. E esse ano firmou uma importante parceria com a prefeitura municipal de Campos Belos, para que houvesse a primeira edição na cidade.
A troca de sementes é um momento privilegiado para a constituição de redes de reciprocidade e para a transmissão de conhecimentos.
A Feira de Sementes e Mudas é um e valioso espaço de interação, integração e transformação socioeconômica para todos os municípios e comunidades envolvidas.
As pessoas que puderam participar da Feira tiveram oportunidade de conhecer muitas variedades de sementes e mudas, além de levar algumas para casa.
É importante falar das pessoas que foram prestigiar o evento.
Destacamos a participação do Prefeito Municipal de Campos Belos Pablo Geovane, a Secretária de Assistência Social do Município Tathyane Pricinote, Sat ( coordenador Rede Pouso Alto de Agroecologia), da Terezinha Dias e Nadir ( Embrapa), Dona Fiota (Extrativista da Comunidade Quilombola Vão de Almas de Cavalcante), a professora Francielle Rego( guardiã de sementes), Leandro Silva ( Gestor Ambiental do Município de Campos Belos), Vereadores ( Rodrigo, Gilson e Ivone), Irineu e Deuzelia ( produtores de mudas em Campos Belos), Ari Menezes ( extrativista de Campos Belos), Fernando ( agricultor do Recanto de Jah em Alto Paraíso), Heleno Alexandrino ( Guardião de Sementes), Junior do Baru ( Campos Belos), Fabiano Arantes ( Diretor do IF Goiano Campus Campos Belos), Wanderson Luiz (Secretário Municipal de Educação), Adelino Machado ( UEG_Campos Belos), Daiane ( presidente da Associação Quilombola do Brejão), Wesla Mareco ( presidente do Rotary Clube Nova Geração de Campos Belos), Wandson Lima ( Gomes Lima Produtos Agropecuário ) , José Rodrigues e Rosolinda ( Casa da Terra), o professor Darsilvio Melgaço, Ana Paula Campos e Artur Fernandes ( Secretários Municipais).