Em Goiânia, doença se espalha pela cidade e foi registrada em 55 bairros
- On:
- 0 comentário
Em Goiânia, o deslocamento de pessoas durante a quarentena ajuda a espalhar a Covid-19 pela cidade. É o que aponta pesquisa realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
O levantamento realizado pelo grupo de pesquisa Covid Goiás, formado por cientistas da UFG, com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mostra que a contaminação pela doença causada pelo coronavírus mudou de forma, Na última semana, o contágio era restrito a contato direto com pacientes que haviam viajado para estados do Sudeste do país ou exterior.
Segundo o pesquisador do grupo de bases de dados da pesquisa Covid Goiás, Rherison Almeida, na forma de contato direto o infectado contamina até duas pessoas.
Isolamento social
Para o levantamento é essencial que haja a realização de testes. No entanto, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Brasília (UnB) apontam que o Brasil é um dos países que menos testam no mundo, com 296 testes por milhão de habitantes. Nos Estados Unidos, são feitos 8.866 testes por milhão de habitantes.
Em Goiás, os exames são feitos pelo Laboratório Central (Lacen) e é o que ajuda no levantamento realizado pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) da UFG.