Educação do TO promove encontros formativos e mobilizam profissionais para acolhimento e início do ano letivo
As 13 Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes (DREs) estão realizando, durante toda a semana, reuniões e lives com os profissionais para organização do acolhimento e início do ano letivo na rede estadual de ensino do Tocantins, que será no dia 3 de maio.
A frente de formação de acolhimento da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou a formação que agora é replicada nas Regionais.
Na Diretoria Regional de Araguatins, uma live pedagógica para todo o Bico do Papagaio foi realizada na última terça-feira, 27.
“Reconectando no acolhimento: Acolher e humanizar em cenários de incertezas”, foi transmitida pelo YouTube, com participação do professor Dr. Ladislau Ribeiro do Nascimento, com a palestra “Acolher para humanizar as relações interpessoais” e, em seguida, o momento foi conduzido pela professora especialista Dione Ferreira da Silva Feitosa, com o tema “Acolhimento na escola, no currículo e na vida”.
A diretora Regional, Joelma Vieira Lopes, pontuou que a ação foi necessária para a preparação dos educadores da DRE de Araguatins. “A live foi imprescindível para nortear o trabalho da escola, pois como sabemos, um novo ano letivo se apresenta para nós e novamente ‘É Tempo de Voar’, mas também de acolher. E os resultados que esperamos dependem de como acolhemos nossos alunos. Foi uma manhã muito agradável com duas palestras incríveis”.
O evento teve como foco apresentar a temática ‘acolhimento’ como norteadora do trabalho pedagógico para o começo do ano letivo. Cerca de 407 participantes acompanharam as palestras.
Arraias
Na DRE de Arraias, a equipe gestora realizou o encontro formativo: ‘Gestão e Acolhimento’ para cerca de 100 profissionais, entre diretores escolares, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e professores das unidades escolares, também no dia 27 de abril. No mesmo dia, foi promovido o encontro com a temática ‘planejamento transdisciplinar de roteiro de estudo e avaliação aos docentes’.
Para a diretora regional, Thaís Tavares Amorim, a ação objetivou proporcionar motivação e encorajamento para os envolvidos na educação.
“Levando em questão o cenário pandêmico em que a sociedade vive, em que as incertezas, inseguranças, medos e perdas ainda são presentes no nosso cotidiano, preparar a comunidade escolar para volta às aulas, mesmo que virtual, de forma segura, tranquila e convicta de que é preciso continuar mesmo com todos os percalços da vida, é o nosso desafio. Através de diálogos, troca de experiências, sugestões de atividades práticas relacionadas ao tema em questão, pudemos traçar as estratégias para atingir o objetivo do encontro”.
A professora de língua portuguesa do Colégio da Polícia Militar do Estado do Tocantins Jacy Alves de Barros, Larissa Beltrão, destacou a importância do evento. “Em tempos de tantas incertezas, encontros formativos nos proporcionam a oportunidade de socializar e aprender com as experiências dos colegas. Parabenizo aos idealizadores pelo evento e a todos os que participaram através da socialização de seus anseios e práticas”, ponderou.
A formadora e professora Michele Cristina também pontuou sobre a necessidade de formações. “A pandemia trouxe impactos importantes à educação brasileira. Sendo assim, encontros formativos como esse nos garantem alternativas pedagógicas para a manutenção do ensino e aprendizagem durante esse momento”.
O Encontro Formativo objetivou, principalmente, acolher os servidores, orientar as equipes das unidades escolares para o planejamento de ações e acolhimento para o início do ano letivo de 2021.
Ano letivo
O ano letivo na rede estadual de ensino começa na próxima segunda-feira, 3, de maneira não presencial, para todas as 493 unidades de ensino. Ao todo, quase 150 mil estudantes devem iniciar o ano letivo matriculados nas escolas estaduais do Tocantins.