Confirmado o primeiro caso de Covid-19, com morte, em Campos Belos (GO)
A Secretaria Municipal de Saúde de Campos Belos (GO), nordeste do estado, região mais pobre de Goiás, confirmou agora à noite o primeiro caso de Covid-19, com morte, de um morador da cidade.
A equipe médica de Campos Belos desconfiou de que o caso poderia ser Covid-19 e mandou coletas de substâncias para exame em laboratório específico de Goiânia.
Neste sábado (2), o secretário de Saúde de Campos Belos, Guilherme David, confirmou a este Blog que a causa da morte do idoso foi por complicações da Covid-19, pois o teste foi positivo.
Só para constar, neste sábado, o Brasil registrou mais 421 mortes em 24h, chegando a 6.750 e o número de casos superou 96 mil registro.
Especialistas dizem, que por falta de teste e pela subnotificação, os casos de Covid no Brasil podem ser 7 vezes maior ou seja, quase 700 mil.
Drama
A Covid-19, para além da morte dos pacientes, traz dor e drama para quem fica, principalmente familiares.
Após essa confirmação de caso positivo, o grande desafio do secretário de saúde Guilherme David será agora identificar quem teve contato com o idoso falecido e isolar todas essas pessoas.
E muitos não vão apresentar qualquer sintoma.
Como tenho dito todos os dias aqui no Blog, a grande preocupação era quando o novo coronavírus chegasse às pequenas cidades e às periferias das grandes capitais.
Tudo porque a estrutura de saúde no Brasil é péssima.
Falta de responsabilidade e compromisso com a sociedade
O que este blogueiro tem visto, ao menos pelas redes sociais, é muita gente de Campos Belos, do Nordeste de Goiás e do Sudeste do Tocantins zombando e debochando da doença e da situação em si.
A região tem muitos idosos, muitas pessoas obesas, com doenças graves como diabetes, pressão alta e problemas no coração.
“Essa situação é muito delicada. Estamos distantes de grandes centros, não temos uma UTI, temos apenas 6 respiradores, nenhuma UTI Móvel para transporte de passageiros com risco de morte.
Enfim, é fazermos nossa parte e pedirmos a proteção de Deus”, comentou um morador da cidade, já prevendo os dias difíceis que virão.
Situação do HUGO é caótica
A suspeita é de que esse idoso de Campos Belos tenha contraído a doença na capital Goiânia, durante a internação no HUGO.
Além desses 70 afastados com sintomas, há profissionais na unidade que foram afastados por ter contato com pacientes positivos para Covid-19 e aguardam em isolamento o período para realizar o exame.
Membro do Conselho Estadual de Saúde de Goiás, Luzinéia Vieira, conta que flagrou as enfermarias com a soma de mais de 100 pacientes sendo assistidos por apenas quatro técnicos de enfermagem, no plantão da manhã de quinta.
“É humanamente impossível trabalhar com aquele número de profissionais. A direção informou que está fazendo contratação, mas não chegaram esses profissionais”, conta a conselheira.
Flaviana reforça que a diminuição de funcionário é perceptível. Segundo a sindicalista, em locais onde havia cerca de 50 trabalhadores em visitas anteriores, tinha em torno de 20 na manhã de quinta.
O Sindsaúde-GO tem buscado informações sobre o número total de profissionais contaminados e que foram testados, mas até agora não houve respostas por parte da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia e das organizações sociais (OSs) que administram hospitais públicos.
Atualmente, os testes rápidos do Ministério da Saúde (MS) estão sendo usados apenas em profissionais de saúde e segurança, e seus familiares, com sintomas a mais de sete dias.
A reportagem apurou que o número de afastamentos em hospitais estaduais, em especial o Hugo, tem preocupado integrantes da SES-GO. Há uma discussão interna para a testagem de profissionais de saúde de hospitais considerados essenciais no combate ao Covid-19.
Oito servidores estão em casa aguardando o tempo para realizar a testagem, que é a partir do oitavo dia depois do início dos sintomas. Seis que estavam afastados retornaram ao trabalho nesta quinta.
Casos de afastamento de profissionais de saúde por suspeita ou confirmação de coronavírus não são exclusividade do Hugo.
O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, disse que os casos de Covid-19 em hospitais e em profissionais de saúde preocupam, mas já eram esperados.
Com informações de O Popular
Um comentário em “Confirmado o primeiro caso de Covid-19, com morte, em Campos Belos (GO)”
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
E IMPORTANTE RELATAR QUE CHAMEI A ATENÇÃO DO SECRETARIO GUILHERME QUE PESSOAS IDOSAS HUMILDES QUE ESTAVAM EM ISOLAMENTO
EM SUAS CASAS,SEM OCUPAÇÕES TERIAM O DIREITO DE VER TELEVISÃO, SÃO CIDADÃOS SEM PARABÓLICAS OU TV POR ASSINATURAS, MAIS COM BOM BRIL NA ANTENA,E O SECRETARIO
FOI SOLIDÁRIO, HOJE POBRE EM CAMPOS BELOS FICA ISOLADO EM CASA MAS VER TV, COMO PASSA TEMPO, GRATO GUILHERME.
FIQUEM EM CASA
ATT EDIJALDO