Sardinha envia novo programa para a educação
Ainda a pouco, o candidato a prefeito de Campos Belos,Neudivaldo Xavier Sardinha(PP), nos mandou a complementação do seu programa de governo para a educação.
Sardinha informou que o seu projeto de governo publicado no site do TSE era provisório e estaria incompleto.
Por isso pediu que fizéssemos a complementação.
Ontem tínhamos publicado o programa de governo dos candidatos a prefeito de Campos Belos para a educação.
Abaixo, segue a complementação do projeto educacional do candidato pela coligação Campos Belos Para Todos (PP/PTB/PMDB/PR/PHS/PSD):
Dar todo
o suporte necessário durante a implantação do Instituto Federal de Educação
Tecnológica em
Campos Belos.
“Realizamos os pontos que alicerçaram essa grande conquista, que
trará grande desenvolvimento à nossa região e em especial à nossa juventude.
Conquistamos a
unidade e já pagamos integralmente aos proprietários da área, que já foi doada
para a instalação
do Instituto (área da fazenda no valor de R$ 720.000,00 mais a sede no Setor
Novo Horizonte,
em torno de R$ 100.000,00).”
unidade e já pagamos integralmente aos proprietários da área, que já foi doada
para a instalação
do Instituto (área da fazenda no valor de R$ 720.000,00 mais a sede no Setor
Novo Horizonte,
em torno de R$ 100.000,00).”
Programa de Qualificação dos profissionais de
educação.
– Manter
e ampliar o apoio necessário para
o funcionamento da
UEG e a capacitação de seus alunos.
– Manter
e ampliar parceria com
Faculdades particulares instaladas em
nosso município no atendimento
de nossa juventude.
– Implantar
o plano Municipal de Educação com a participação
dos nossos profissionais efetivos do município.
– Fortalecer
o Conselho Municipal de Educação.
– Implantar,
gradativamente, o atendimento escolar em
tempo integral na rede municipal (já está em
gestação o projeto piloto).
– Promover
a inclusão digital com cursos gratuitos de
informática para a população.
– Continuar
a implantação de medidas efetivas de
melhoria das condições de trabalho e valorização dos
profissionais da educação, como o pagamento do
Piso Salarial, efetivado nesta gestão.
– Atender
às necessidades educacionais da população na
faixa dos 7 anos aos 14 anos, de obrigatoriedade escolar,
promover assistência ao educando para
sua participação integral nas atividades de ensino e cultura.
– Proporcionar
meios de transporte escolar de alunos
da zona rural para a zona urbana
e também da zona urbana, através
de veículos próprios, ou
através de convênios com terceiros e
humanização com treinamento dos
motoristas e monitores, setor
que teve atenção especial nossa
administração
meios de transporte escolar de alunos
da zona rural para a zona urbana
e também da zona urbana, através
de veículos próprios, ou
através de convênios com terceiros e
humanização com treinamento dos
motoristas e monitores, setor
que teve atenção especial nossa
administração
– Criar
mecanismos para atendimento das
necessidades educacionais às Crianças de 0
a 6 anos, com apoio às entidades civis atuantes na área.
mecanismos para atendimento das
necessidades educacionais às Crianças de 0
a 6 anos, com apoio às entidades civis atuantes na área.
– Implantar
e manter programas de Educação Especial, visando
a promover a reintegração social da criança,
adolescente e adultos que necessitam de cuidados
especiais, preparando-os para o pleno exercício da
cidadania.
– Dar
continuidade ás obras de construção, ampliação, reforma
e equipamento da rede física de ensino no
município, especialmente nas escolas Joana Oliveira Miranda,
Dom Alano e Jandira Aires.
– Promover
ações, mediante atividades curriculares, que
visem estimular o interesse dos jovens, voltado para
as atividades culturais como música, teatro, artes
e artesanato.
•Elaborar
plano de universalização do ensino fundamental e contratação de professores.
plano de universalização do ensino fundamental e contratação de professores.
•Implantar
política de educação de tempo integral.
política de educação de tempo integral.
•Realizar
eventos (seminários, mesas redondas, etc) de discussão e identificação da
evasão por parte da SME em parceria com as escolas.
eventos (seminários, mesas redondas, etc) de discussão e identificação da
evasão por parte da SME em parceria com as escolas.
•Implantar
política para atendimento de 100% do público-alvo do AEE.
política para atendimento de 100% do público-alvo do AEE.
•Elaborar
e implantar proposta curricular para a Rede Municipal de Ensino.
e implantar proposta curricular para a Rede Municipal de Ensino.
•Discutir
e propor outras metodologias para alfabetização na Rede Municipal de Ensino.
e propor outras metodologias para alfabetização na Rede Municipal de Ensino.
•Elaborar
e implantar programas de incentivo à leitura em todas as escolas da rede.
e implantar programas de incentivo à leitura em todas as escolas da rede.
•Estabelecer
um cronograma de reuniões para discussão de metodologias e práticas
pedagógicas.
um cronograma de reuniões para discussão de metodologias e práticas
pedagógicas.
•Implantar
autoavaliação dos alunos na rede de ensino.
autoavaliação dos alunos na rede de ensino.
•Planejar
atendimento individual para os alunos do 5º ao 9º ano.
atendimento individual para os alunos do 5º ao 9º ano.
•Construir
prédio próprio para a Secretaria Municipalde Educação.
prédio próprio para a Secretaria Municipalde Educação.
•Adquirir
um computador ligado à Internet para cada servidor da SME.
um computador ligado à Internet para cada servidor da SME.
•Ampliar
as escolas para obtenção de espaços de estudos (bibliotecas).
as escolas para obtenção de espaços de estudos (bibliotecas).
•Adequar
os espaços escolares para pessoas com deficiência.
os espaços escolares para pessoas com deficiência.
•Construir
prédios para atender os alunos da pré-escola.
prédios para atender os alunos da pré-escola.
•Construir
salas em escolas com déficit de espaço físico.
salas em escolas com déficit de espaço físico.
• Adquirir
mobiliários e equipamentos para escolas com
déficit de material.
mobiliários e equipamentos para escolas com
déficit de material.
•Adquirir
laboratórios de ciências para as escolas da rede
municipal.
laboratórios de ciências para as escolas da rede
municipal.
• Incentivar
nas escolas a elaboração de planos de aquisição
de livros, que atendam a demanda existente
nas escolas a elaboração de planos de aquisição
de livros, que atendam a demanda existente
e
adquirir material esportivo para todas as escolas da rede.
adquirir material esportivo para todas as escolas da rede.
• Definir
metas e implantar o Plano Municipal de Educação.
metas e implantar o Plano Municipal de Educação.
• Alterar
a lei de criação e implantação do Conselho Municipal
a lei de criação e implantação do Conselho Municipal
de
Educação – CME (o Projeto de Lei Municipal 010/12 está na Câmara para
aprovação).
Educação – CME (o Projeto de Lei Municipal 010/12 está na Câmara para
aprovação).
• Mobilizar
escolas e implantar Conselhos Escolares e implantar Projeto Pedagógico (PP) com
a participação do CME e dos Conselhos Escolares, após sua implantação.
escolas e implantar Conselhos Escolares e implantar Projeto Pedagógico (PP) com
a participação do CME e dos Conselhos Escolares, após sua implantação.
• Promover
audiências públicas de divulgação dos gastos do FUNDEB e para divulgar os atos
do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
audiências públicas de divulgação dos gastos do FUNDEB e para divulgar os atos
do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
• Criar
Regimento Interno e realizar encontros periódicos com os membros do Comitê
Local do Compromisso Todos pela Educação.
Regimento Interno e realizar encontros periódicos com os membros do Comitê
Local do Compromisso Todos pela Educação.
• Implantar
políticas de formação continuada para o quadro de servidores da Secretaria
Municipal de Educação (SME).
políticas de formação continuada para o quadro de servidores da Secretaria
Municipal de Educação (SME).
• Implantar
processos democráticos de escolha da direção escolar, com critérios definidos.
Elaborar e implantar regras de avaliação do estágio probatório
processos democráticos de escolha da direção escolar, com critérios definidos.
Elaborar e implantar regras de avaliação do estágio probatório
(ação
efetivada).
efetivada).
• Concluir
implantação do Plano de Carreira (ação em andamento avançado) e elaborar Plano
de Carreira para os profissionais de serviço e apoio escolar.
implantação do Plano de Carreira (ação em andamento avançado) e elaborar Plano
de Carreira para os profissionais de serviço e apoio escolar.
• Implantar
política sistemática de formação de professores para Atendimento
política sistemática de formação de professores para Atendimento
Educacional
Especializado (AEE).
Especializado (AEE).
• Implantar
o Sistema Informatizado de Gestão Escolar (SIGE).
o Sistema Informatizado de Gestão Escolar (SIGE).
• Sistematizar
os instrumentos de coleta de dados da situação das escolas da rede e
analisá-los periodicamente.
os instrumentos de coleta de dados da situação das escolas da rede e
analisá-los periodicamente.
• Implantar
censo educacional local para conhecimento e utilização dos dados de analfabetismo
e escolaridade de jovens e adultos.
censo educacional local para conhecimento e utilização dos dados de analfabetismo
e escolaridade de jovens e adultos.
• Monitorar
o acesso e permanência na escola dos alunos, da faixa etária de 0 a 18 anos,
com deficiência no aprendizado.
o acesso e permanência na escola dos alunos, da faixa etária de 0 a 18 anos,
com deficiência no aprendizado.
• Intensificar
contato com a família dos estudantes para monitoramento da frequência escolar.
contato com a família dos estudantes para monitoramento da frequência escolar.
• Transferir
o gerenciamento do SIOPE para a secretaria municipal de educação.
o gerenciamento do SIOPE para a secretaria municipal de educação.
• Publicação
dos investimentos e gastos cobertos com recursos da educação.
dos investimentos e gastos cobertos com recursos da educação.
• Analisar
e divulgar os resultados das avaliações oficiais do MEC juntamente com o
Conselho Escolar.
e divulgar os resultados das avaliações oficiais do MEC juntamente com o
Conselho Escolar.
• Buscar
parcerias externas (ONGs, institutos, fundações, etc.) para realizar atividades
que visem formação integral dos alunos.
parcerias externas (ONGs, institutos, fundações, etc.) para realizar atividades
que visem formação integral dos alunos.
•
Implantar sistema de “Escola Aberta”
à comunidade.
Implantar sistema de “Escola Aberta”
à comunidade.