Movimento “Fora São José” faz denúncia ao Ministério Público

Por Jefferson Victor,
Diante do descaso da São José no atendimento das reivindicações dos usuários, o Movimento “Fora São José!”, procuramos o Ministério Público e fizemos as denúncias sobre o comportamento da empresa nos seus quase trinta anos que atua na região.

Segundo informações extra-oficiais que nos chegam dão conta que a São José se diz tranquila com relação aos questionamentos aos quais deverá passar após ser convocada para dar explicações sobre o descaso com os usuários.

Seus advogados alegarão que os veículos estão devidamente liberados pela ANTT, portanto, estão operando dentro da lei.

Sobre as constantes quebras, alegarão que são provenientes das condições de nossas rodovias, e segundo o que imaginam o caso se encerra por aí.

Queremos aqui alertar essa empresa, que estamos atentos aos seus subterfúgios, sabemos que nossas rodovias realmente estão deixando a desejar, porém pioraram muitos nos últimos dois anos, mas o histórico de ônibus sucateados é desde que aqui se estabeleceram.

Por que não tínhamos ônibus novos quando as nossas rodovias eram um tapete?

Outro fator determinante no decorrer do processo, é que se sentem blindados por trás de um documento emitido pela ANTT, mas esquecem que a emissão dessas licenças também deverão se alvos de investigação.

Segundo a legislação, os veículos que transportam passageiros não podem sequer ter um amassado na lataria, e como se justifica que rodem nas condições que mostramos nas filmagens disponíveis no youtube? Digite  assim: movimento fora são José do Tocantins  e tire suas próprias conclusões.

Neste mês de fevereiro, um mesmo ônibus desses considerados novos, quebrou três vezes em 48 horas e a mesma coisa, radiador.

Esse ônibus quebrou em Novo Alegre, saindo  de Campos Belos no dia 06/02/2013 por volta das 22:00 hs. Chegando  em Alexânia quebrou novamente. Os passageiros foram transferidos para um sucatão, enquanto o veiculo era removido para Anápolis para conserto.

Na noite do dia 07/02/2013, lá estava o mesmo ônibus em Goiânia já com uma gambiarra feita para viagem. Felizmente chegou em Taguatinga-TO sem  apresentar problemas.

Porém, quando fazia a viagem de volta, quebrou novamente o referido radiador o qual fora consertado em Anápolis.

Semana passada, tivemos novas quebras desses ônibus e nada fazem para melhorar.

Aquele sucatão que filmamos caindo aos pedações está pior ainda.
Dia 24/02/2013, deparamos com aquele veículo todo torto, parece ter quebrado o feche de molas, estava com um lado quase montado nos pneus , e o outro nas alturas, pena que não estávamos com a filmadora para documentar esse veiculo trafegando de forma perigosa pelas rodovias.

Concluímos ao longo de nossa jornada neste movimento, que o que falta na verdade é boa vontade por parte da São José do Tocantins, basta que coloquem 4 ônibus novos circulando para que nossos problemas sejam resolvidos.

Como podem comprar mais 240 veículos para Anápolis e não podem colocar um número tão pequeno pra resolver nossos problemas?

Em uma viagem que fiz no ano de 2012 para Goiânia, a cadeira em que fui sentado tinha uma imensa goteira, o ônibus estava lotado e tive que ir molhando durante toda percurso.
Quando reclamei ao motorista a condição do ônibus, ele me disse assim: Olha, tem uns três pontos vazando neste ônibus, já relatei o fato aos administradores da empresa, mas eles alegam que não tem como parar o ônibus para consertar.

Aquela argumentação do motorista é o retrato do que acontece, ônibus pode estar andando nas melhores rodovias do mundo, se não fizer manutenção quebram, eles querem dar um salto maior do que podem, e com isso prestam serviços de má qualidade.

Estamos aguardando o andamento deste processo, e esperamos que esses sucatões que aqui atuam, sejam transformados em relíquias no museu da empresa.

Vamos lutar juntos, espero uma maior participação da comunidade, vamos evitar que tenhamos uma tragédia com esses veículos, a falta de manutenção pode provocar danos irreparáveis, não vamos ter que chorar mortes para poder tomar uma providencia.

Vamos nos espelhar na tragédia de Santa Maria no RS, vamos lembrar do desastre com os universitários de Arraias.

Todas estas tragédias poderiam ter sido evitadas se alguém tivesse tomado algum tipo de providência.

Esta luta não é particular de um grupo de insatisfeitos com a São José , lutamos em nome de uma coletividade, nosso objetivo é preservar vidas, são milhares de pessoas transportadas por essa empresa.

Se acontece uma tragédia, ninguém assume a responsabilidade, a São José vai se defender dizendo que os ônibus foram vistoriados.
A ANTT por sua vez vai tentar de alguma forma incriminar a empresa, aí vem a famosa frase das autoridades: Vamos abrir um inquérito e apurar as responsabilidades. Esta frase é sempre ouvida nas grandes tragédias, como se apontando os culpados devolvessem as vidas das pessoas.

A TAM, por exemplo, autorizou um de seus aviões a viajar com um reverse com defeito.
Após  o acidente a empresa disse estar com a documentação do avião em dias, os órgãos de fiscalização disseram ter vistoriado o avião e que apresentava perfeitas condições para voar, enquanto isso, o pobre piloto também vítima da irresponsabilidade foi considerado o  culpado pela tragédia.

E o inquérito aberto e concluído não ressuscitou
ninguém. Pelo contrário achou um culpado  que não está
mais  vivo para se defender.

E os familiares do piloto
ainda sofrem hostilidade por parte daqueles que não possuem um pouco de discernimento
para saber que é fácil culpar alguém que já morreu como forma de dar uma