Diário da Manhã: “O salto de qualidade que o Nordeste goiano dá”


Por Iso Moreira,

Nunca na história dos municípios da região Nordeste do Estado se fez tanto, principalmente em benefício das camadas sociais mais necessitadas, como nos três governos de Marconi Perillo.

Ao lado do vice-governador José Eliton, um idealista, um guerreiro na defesa do desenvolvimento da nossa região e, também, ao lado do secretariado do governo, temos atuado firme no sentido de levar ao Nordeste goiano as obras reivindicadas pelos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, primeiras-damas e dirigentes partidários.

Estivemos em Posse, juntamente com José Eliton e os secretários Giuseppe Vecci, Antônio Faleiros e Joaquim Mesquita e outras autoridades estaduais, quando foi realizada audiência pública e anúncio de mais obras para Posse e municípios da região. Serão 20 Ambulatórios Médicos Especializados (AME’s), dos quais os dois primeiros serão no município de Posse e Campos Belos,  benefícios importantes levados em primeira mão à Região Nordeste.

Serão construídos também os consórcios municipais de saúde. Por se tratar de uma região de divisas entre os Estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Bahia, o governo vai instalar uma “Polícia de Divisas”, com atuação na prevenção e repressão aos crimes.

Entre os diversos benefícios estão a criação, revitalização e urbanização de praças e parques em diversas cidades.

As ações estão previstas no Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI) para a Região Nordeste. É a promoção de melhor qualidade de vida, lazer e integração familiar são os principais objetivos dos projetos. 

A cidade de Posse terá o seu parque de diversões.

Ainda durante a audiência foram apresentados os projetos para urbanização e revitalização de áreas de lazer em Guarani de Goiás, Nova Roma, Damianópolis, entre outros. A previsão é de que os parques tenham áreas verdes, estações de ginástica, pista de caminhada, campo de futebol e brinquedos.

Em Campos Belos, o governador em exercício, José Eliton, os secretários Giuseppe Vecci, Antônio Faleiros e Danilo de Freitas e o presidente da Saneago, José Gomes, falaram sobre o que será realizado pelo governo, na região, até 2014.

Em Damianópolis, o campo de futebol será transformado em uma praça urbanizada com pista de caminhada e centro recreativo com estacionamento. 

Para Campos Belos, o Governo Marconi, em área cedida pela prefeitura, irá construir um Vapt Vupt com oferta de todos os serviços de órgãos do Estado no município. Será uma unidade climatizada e que vai atender no padrão da unidade que existe hoje em Posse. 

Outras cidades que receberão parques e áreas de lazer são Divinópolis (lago e área de lazer), Posse (Parque do Povo), Guarani (área de lazer) e Nova Roma (área de lazer).

Nos próximos dias iremos visitar, ao lado do secretário Giuseppe Vecci, as cidades de Cavalcante, Terezina e Monte Alegre para definir com os prefeitos o que é prioridade para cada município.

Outro avanço do Governo Marconi é o programa Rodovida Reconstrução, que, em todo o Estado, já refez 2.081 quilômetros de asfalto, ano passado. Serão reconstruídos outros 2.119 quilômetros este ano e 1.800 em 2014.

Da entrada da BR-020 até Cabeceiras foram feitos 43 quilômetros. Entre a divisa Distrito Federal-Goiás e São João D’Aliança são mais 95,5 quilômetros reconstruídos, obra também finalizada. 

Outra parte de rodovia refeita são os 50,3 quilômetros de Simolândia a Iaciara.

A Agetop, presidida pelo competente Jayme Rincón, deu ordem de serviço em 14 de março para reconstrução de quatro trechos da GO-118: 67 quilômetros entre São João D’Aliança e Alto Paraíso; 67,3 quilômetros de Alto Paraíso até Teresina de Goiás; 79,2 quilômetros entre Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás, e mais 43,9 quilômetros até Campos Belos e a divisa de Goiás com o Tocantins.

Posse, Campos Belos, Mambaí e Alvorada do Norte serão colocados nas reivindicações de Goiás para entrarem no plano nacional de investimentos em aeroportos de pequeno e médio portes.

É preciso ressaltar que os investimentos apresentados foram escolhidos por prefeitos de cada cidade. Nós ouvimos as lideranças da região para saber quais grandes obras precisamos trazer aos municípios.

Outra conquista importante para a população carente de nossa região: o Cheque Moradia – modalidade reforma –, com dois mil cheques a serem distribuídos entre os municípios, atendendo às famílias de baixa renda, o que representa melhor qualidade de vida das pessoas. 

Haverá duas mil novas inscrições no Programa Renda Cidadã. 

Quero registrar o trabalho eficiente que Marcos Abrão Roriz realiza à frente da Agência Goiana de Habitação (Agehab).

Estou muito feliz por ver o empenho de todos do Governo Marconi na luta em prol da região Nordeste. Antes caminhava sozinho, agora conto com o apoio imprescindível do governador Marconi Perillo; do vice-governador José Eliton; dos secretários Giuseppe Vecci, Antônio Faleiros, Joaquim Mesquita, Danilo de Freitas; dos presidentes da Agehab, Marcos Abrão Roriz e da Agetop, Jayme Rincón, e de tantos outros auxiliares abnegados do governo estadual.

(Iso Moreira é empresário e deputado estadual pelo PSDB)

Deixe um comentário