GO-118: sociedade tem que se mobilizar, senão obras não saem
- On:
- 0 comentário
Já estamos finalizando o mês de abril e até o momento as promessas do governo estadual de retomar as obras de reconstrução da GO-118 não se concretizaram.
As comunidades do nordeste do estado clamam, faz dois anos, por melhorias da rodovia, principalmente no trecho entre Campos Belos e Teresina de Goiás, que tem trazido prejuízos e mortes.
As obras já estão licitadas, segundo a AGETOP, mas nunca iniciadas, sempre com a promessa de se começar “mês que vem”. Até quando?
Não tem outra saída. A sociedade não pode mais esperar.
Ela tem que se mobilizar, para que não mais dependa da boa vontade de prefeitos, vereadores, deputados, secretários e governadores sem compromisso com a sociedade a qual representam.
Tenho que a melhor saída é a criação de associação de moradores atuante ou outro tipo de organização congênere, criar-se comissões representativas, fazer protestos (pacíficos e dentro da lei), pressionar Goiânia, exigir intervenções e melhorias imediatas, a exemplo da reconstrução da GO-118.
E essa mobilização não tem que ter cara partidária. Há que ser um movimento da sociedade.
Hoje, a sociedade civil organizada tem enorme poder no contexto do novo mundo da era da informação e não pode ficar mais a mercê da boa vontade de pessoas públicas que não tem compromisso e comprometimento social.
Paga-se impostos em demasia e recebe-se poucos benefícios em troca.
Há mais de um ano que estamos aqui neste Blog exigindo melhorias e reformas da rodovia GO-118, a espinha dorsal de desenvolvimento das comunidades do nordeste do estado.
Mas o que se vê são promessas vazias e com objetivos eleitoreiros, como as que ocorreram na última visita do vice-governador à cidade de Campos Belos.
E há outras questões tão importantes quanto aos reclamados da GO-118: prestação de contas corretas e dignas, melhorias na educação das crianças, melhorias e ampliação do atendimento de saúde.
Tem-se também a questão ambiental, a do lixo urbano, a da violência. São muitos os assuntos que a sociedade organizada tem que ser chamada a participar e a exigir.
A sociedade organizada é o melhor caminho para extirpar a dependência desses políticos de quinta categoria e arraigados com velhos costumes culturais do século passado.