Está na hora de pararem as manifestações. O recado já foi dado



Acho que já está na hora de se encerrarem as manifestações democráticas e cidadãs que pipocaram país afora nos últimos dias. 


O motivo é simples: o recado já foi dado ao Congresso Nacional, à presidente da República, aos governadores e prefeitos, aos deputados estaduais e vereadores e a todos os servidores e agentes públicos do Brasil. 


Creio, já não cabe mais, por enquanto. 

Primeiro porque o recado foi dado e até agora os governos estão atordoados e perplexos. 


Precisam de um tempo para pensarem e tomarem as atitudes que todos esperam.  


Até porque os problemas apresentados pelo povo brasileiro são vastos e não podem ser resolvidos em uma semana, em um mês. 

Agora os políticos já sabem que existe um povo politizado e antenado em todas as decisões tomadas neste país. 


Ontem acompanhei a manifestação em Brasília e estive no meio das 40 mil pessoas que foram à Esplanada dos Ministérios. 


O que vi lá foi uma imensidão de jovens (entre 16 e 27 anos), estudantes secundaristas e universitários ávidos por mudanças e com uma pauta variada, desde a PEC-37, a cura gay do Feliciano, a corrupção desfreada em todas os níveis do governo, passando pelos gastos exagerados nos estádios da copa até à falta de atenção para com a educação, transporte e saúde, mais ética e transparência no trato da coisa pública. 


E pronto. Foi isso que vi. 


O vandalismo, tão apresentado pelas emissoras de televisão, não desvirtuou o caráter belíssimo das grandes manifestações, que podem marcar uma virada histórica no país. 


Os poucos bandidos, que taparam o rosto e se infiltraram na multidão para cometer  vandalismo, atos tão explorados pelas emissoras de TV, não representam, em momento algum, os brasileiros que foram às ruas exercerem sua cidadania. 


Esses poucos bandidos devem ser identificados e presos pela polícia. 


Mas não podem, de maneira nenhuma, mancharem a beleza do que vi ontem na Esplanada dos Ministérios. 

Deixe um comentário