Campos Belos: MP quer paralisar obra da GO-118






O promotor de Justiça Paulo Brondi expediu no último dia 1º de agosto recomendação à Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop) para que sejam paralisadas as obras da GO-118, no trecho que corta o município de Campos Belos. 

A preocupação do MP é de que possa ter ocorrido um suposto desrespeito ao projeto inicial ou inadequação da reconstrução da via sobre o Córrego Quineira. 

Segundo esclareceu o promotor, a Agetop iniciou, há cerca de um mês, a obra de recapeamento do trecho. Contudo, informações recebidas pela Promotoria de Justiça relataram que o ponto da rodovia que passa sobre o Córrego Quineira estaria sendo reconstruído de maneira inadequada. 


Foi apurado pelo MP que havia no local, anteriormente, um bueiro composto por duas manilhas, o qual, em épocas de grande volume de chuva, não suportava a vazão da água, fato que acarretava inundações e enchentes pelo local, inclusive com risco de desabamento de casas ribeirinhas. 





Em diligência, constatou-se que, ao invés de uma ponte sobre o córrego, a Agetop optou pela construção de novo bueiro, agora com a utilização de quatro manilhas, o que, todavia, segundo as informações recebidas, não afasta suficientemente os problemas que ocorriam anteriormente. 

Além disso, o integrante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada (STICEP) Valcy Batista de Souza noticiou que até o momento a agência de obras não apresentou a cópia do projeto da obra. 

Visando averiguar suposto desrespeito ao projeto inicial ou inadequação da obra à realidade local, o promotor também instaurou o Inquérito Civil nº 201300313715. 


Conforme ressaltou, “a cidade é entremeada por córregos e as pontes, construídas há mais de 20 anos com madeira, são um inegável problema na cidade, cuja solução se arrasta há anos”.

O promotor requisitou ainda que os técnicos em engenharia do MP-GO verifiquem a regularidade da construção. 



TextoCristina Rosa – fotos: Arquivo da Promotoria de Justiça de Campos Belos / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO

Deixe um comentário