Governo do Tocantins decreta situação de emergência no sudeste do estado por causa da seca




O governador do Tocantins, Siqueira Campos, decretou situação de emergência nos 27 municípios integrantes do sudeste do estado em virtude da forte estiagem que atinge a região. 

Dentre os municípios castigados com a seca estão Arraias, Natividade, Combinado, Dianópolis e Taguatinga. 

O Governo também anunciou uma série de medidas para tentar minimizar os impactos da sequidão. 

Vai investir cerca de um milhão de reais, principalmente na operação de distribuição de água a famílias da zona rural. 

Mil tambores, de 240 litros, foram comprados e estão sendo distribuídos às famílias rurais, inicialmente. 

O governo contratou também 40 caminhões pipas para distribuir o produto. Em alguns locais, falta água até para o consumo humano, situação parecida com aquela apresentada, anualmente, no semi-árido brasileiro. 

A situação da sequidão no Tocantins está sendo pauta de reportagens nacionais. O Repórter Brasil, da TV Brasil, fez  uma matéria sobre a situação de calamidade nos 27 municípios da região. Assista à matéria

A seca também atinge o outro lado da fronteira, em Goiás. Em Campos Belos e Monte Alegre de Goiás, os moradores também já têm dificuldades em cuidar dos animais. 

Açudes e barragens secos começam a assustar os moradores. Mas o governo estadual ainda não acenou com qualquer iniciativa. 

Corrupção

Com um milhão de reais na praça, um outro aspecto que tem que se dar atenção é para a corrupção durante a distribuição de água. 

Alertamos às comunidades e cidadãos  dessa região que fiquem atentos aos aproveitadores de plantão.  

É comum as pessoas sem escrúpulos se aproveitarem política e financeiramente da situação para terem vantagens. A vigilância é sempre bem-vinda. 



Já publicamos: 

Crise de água abate Arraias (TO)



Deixe um comentário