Ex-prefeito de Guarani de Goiás está inelegível por 8 anos

O ex-prefeito de Guarani de Goiás, José Augusto de Melo, teve decretada a sua inelegibilidade por oito anos, em ação movida pelo Ministério Público. 

O prazo começou a contar da data das eleições de 2012, em razão da compra de votos ocorrida naquele pleito, prática combatida pela legislação eleitoral.

Na ação (clique aqui), movida pelo promotor de Justiça João Paulo Cândido S. Oliveira, ele explica que o ex-prefeito e o então candidato ao cargo de chefe do Executivo em 2012, ameaçou suspender benefício de programa social de governo já autorizado, caso a beneficiária não o apoiasse politicamente.

Outras ameaças foram feitas pelo ex-prefeito a eleitores, assim como promessas para aquisição de casa em programas como o de combate à doença de Chagas do Fundo Nacional de Saúde.

Para o MP, tais condutas caracterizaram abuso do poder político e de autoridade do representado, por se valer do cargo de prefeito para cooptar eleitores, bem como a intenção de comprar votos, ao prometer ajuda na aquisição de imóveis, o que foi confirmado na sentença da Justiça Eleitoral. 

A decisão foi proferida pela juíza eleitoral Ana Paula Tano. (clique aqui 

Texto: Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO
Fonte: MPGO 

Deixe um comentário