Lixão de Divinópolis coloca a vida de moradores em risco
- On:
- 0 comentário
Por Antônio Carlos
Essa foto foi tirada no que era pra ser o aterro sanitário ou reciclagem de lixo de Divinópolis de Goiás.
O que se ver é um mar de lixo.
A Lei estabelece uma diferenciação entre resíduo e rejeito num claro estímulo ao reaproveitamento e reciclagem dos materiais, admitindo a disposição final apenas dos rejeitos, a lei também é bem clara quanto à destinação desses resíduos não podendo ser jogados a céu aberto como é feito hoje pela administração.
Vale ressaltar que o resíduo descartado pode ter utilidade para outras pessoas sendo até usado como fonte de renda.
A maioria dos municípios do estado passa por esse problema de descarte irregular de resíduos sólidos que deveria ser visto com outros olhos pelos gestores do município.
Não podemos nem chamar aquilo de aterro sanitário.
É impressionante o descaso dos gestores municipal para com o descarte dos resíduos (lixo urbano) recolhido no município e jogado ali sem a menor cerimônia.
Até que tentaram fazer, em tempos passados, uma espécie de “usina de reciclagem”. Mas o projeto parece que não deu certo e o galpão e seu maquinário estão abandonados há anos, ao sabor dos urubus.
É de indignar se ver o contraste das montanhas de lixo abandonado ali. E o pior é que quando o lixo se acumula, simplesmente enterram ali sem nenhum questionamento.
Acho que isso deve ser a prioridade absoluta dos gestores do município: desenvolver e implantar urgentemente uma política eficiente e sustentável para o destino final dos resíduos sólidos urbanos produzidos pela população.
Enquanto isso o meio ambiente vai se degradando com a poluição do solo podendo ate atingir o lençol freático, colocando em risco a vida dos Divinopolinos.