Arraias (TO): Doutores e Mestres da UFT participam de colóquio internacional em Aracaju
- On:
- 0 comentário
O Campus de Arraias Universidade
Federal do Tocantins (UFT) participou, nos dias 19 a 21 de setembro, do Colóquio Internacional
Educação e Contemporaneidade, em Aracaju-SE.
Federal do Tocantins (UFT) participou, nos dias 19 a 21 de setembro, do Colóquio Internacional
Educação e Contemporaneidade, em Aracaju-SE.
O evento contou com pensadores da
educação internacional como
Antonio Teodoro, Adriana Marrero, Elizabethe
Régnault, de Portugal, Uruguai e França, respectivamente.
educação internacional como
Antonio Teodoro, Adriana Marrero, Elizabethe
Régnault, de Portugal, Uruguai e França, respectivamente.
E também nome nacionais como Carlos Libâneo, Selma Garrido Pimenta, Maria Amélia Santoro, além do teórico francês Bernar
Charlot, presidente do Comitê cientifico.
Charlot, presidente do Comitê cientifico.
Mais de duas mil pessoas, incluindo brasileiros e estrangeiros, estiveram presentes no Colóquio, que colocou em pauta conferências internacionais, palestras nacionais, mesas redondas,
minicursos e comunicações orais.
minicursos e comunicações orais.
Nove professores e duas
acadêmicas do Campus de Arraias estiveram no evento internacional.
acadêmicas do Campus de Arraias estiveram no evento internacional.
A professora Doutora Magda Suely Costa, por exemplo, foi
coordenadora e mediadora da mesa redonda que discutiu e fomentou discussões a respeito das atuais políticas de
formação de professores, implementadas pelo governo federal.
coordenadora e mediadora da mesa redonda que discutiu e fomentou discussões a respeito das atuais políticas de
formação de professores, implementadas pelo governo federal.
A Professora Mestre Sonia Maria
Neiva, o Professor Carlos Milhomem, a Professora Mestre Maria Santana e o Professor Doutro Idemar Vizzoli foram outros integrantes da
UFT presentes na capital sergipana.
Neiva, o Professor Carlos Milhomem, a Professora Mestre Maria Santana e o Professor Doutro Idemar Vizzoli foram outros integrantes da
UFT presentes na capital sergipana.
A Professora Doutora Sonia Neiva, Profesoora Maria Santana Santos e
Professor Mestre Mauricio Reis também realizaram sessão de comunicação oral de suas
pesquisas.
Professor Mestre Mauricio Reis também realizaram sessão de comunicação oral de suas
pesquisas.
Minicursos
Diversos minicursos foram realizados pelos professores da
UFT em Sergipe:
UFT em Sergipe:
“Atelier afroliterário de literatura infanto-juvenil”, com Profª Drª Maria Aparecida Matos;
“Incentivando a leitura através das fábulas”,
Profª Msc. Denise Amorin e acadêmicas Maria das Graças Damasceno e Poliana
Tavares da Pedagogia;
Profª Msc. Denise Amorin e acadêmicas Maria das Graças Damasceno e Poliana
Tavares da Pedagogia;
“Tenho uma
história: o lugar onde vivo”, Profª Msc Rozilane Soares do Nascimento e
acadêmicos do Curso de Pedagogia; “Sequências didáticas e conceitos
matemáticos”, Prof Dr.Idemar Vizzoli;
história: o lugar onde vivo”, Profª Msc Rozilane Soares do Nascimento e
acadêmicos do Curso de Pedagogia; “Sequências didáticas e conceitos
matemáticos”, Prof Dr.Idemar Vizzoli;
“O
ensino de história local nas séries iniciais”, Prof. Mcs. César Evangelista Fernandes.
ensino de história local nas séries iniciais”, Prof. Mcs. César Evangelista Fernandes.
Segundo a professora Magda Suely, membro do Comitê
Geral de Organização do Evento, foi muito importante a participação
dos educandos do Tocantins, pois se conseguiu encaixar a UFT dentro da
Programação do Evento e inserí-la com suas reflexões e experiências nas
discussões do campo educacional da contemporaneidade.
Geral de Organização do Evento, foi muito importante a participação
dos educandos do Tocantins, pois se conseguiu encaixar a UFT dentro da
Programação do Evento e inserí-la com suas reflexões e experiências nas
discussões do campo educacional da contemporaneidade.
“Saímos do Colóquio com uma pré-avaliação de que estamos
caminhando bem, mediante o interesse e o quantitativo de perguntas sobre o desenvolvimento do nosso trabalho.
caminhando bem, mediante o interesse e o quantitativo de perguntas sobre o desenvolvimento do nosso trabalho.
Também com a consciência de que os nossos
objetivos foram alcançados, é como nos afirma o teórico Bernard Charlot “o papel do professor pesquisador não é
somente trazer resultados, mas também levantar as contradições do objeto
pesquisado.
objetivos foram alcançados, é como nos afirma o teórico Bernard Charlot “o papel do professor pesquisador não é
somente trazer resultados, mas também levantar as contradições do objeto
pesquisado.
E esse papel, sabemos que
exercemos, Contribuímos e aprendemos muito nesse Evento de grande repercussão”,
avaliou Magda Suely.
exercemos, Contribuímos e aprendemos muito nesse Evento de grande repercussão”,
avaliou Magda Suely.