Campos Belos: Apagão da Celg causa prejuízos materiais e quase provoca tragédia


Por Jefferson Victor, 
A suposta manutenção da Linha de Transmissão da Celg  foi colocada em xeque duas vezes  durante  mês de setembro. 

No dia  17 , por ocasião de uns respingos, houve o primeiro apagão que durou cerca de oito horas.

Ontem, dia 28, por volta das 15:30 h, o fornecimento foi interrompido de forma brusca, pegando toda população de surpresa. 

Finalmente depois de 22:15 h de interrupção a energia foi restabelecida.

Os consumidores que se arriscaram ligar para o 0800 da Celg, ouviram a mesma mensagem padrão: “Senhor, as equipes de manutenção já foram avisadas, estão trabalhando para o restabelecimento, é só esperar”.

Não dão nenhuma informação precisa.
Ninguém fica sabendo o que está acontecendo, e muito menos quando o serviço vai ser restabelecido.

Eu venho sempre alertando para o período chuvoso, a manutenção da Celg é um faz de conta. As empreiteiras fazem de conta que revisam e o pessoal da Celg faz de conta que fiscaliza, essas foram as palavras de um ex-gerente da empresa.

Até agora foram duas chuvas. Uma só chuvisco e outra com maior intensidade,  o suficiente para duas interrupções.

O prejuízo causado pela Celg é difícil de ser mensurado. O comércio fechou mais cedo, os bares ficaram vazios, os caixas eletrônicos dos bancos deixaram de funcionar. A cidade ficou paralisada.

A Saneago, que inexplicavelmente não possui um grupo gerador, também interrompeu o fornecimento de água tratada por falta de reservatório.

Segundo um funcionário da empresa, os locais mais altos, os mais afetados, só terão o fornecimento restabelecido em dois ou três dias.

O sinal das operadoras de Celular não sobrevivem a mais de duas horas após a interrupção da energia.

Estamos fadados neste período a: dormir com calor escaldante, ser atacado por pernilongos, ficar sem água, sem celular, sem televisão, sem água gelada, além do risco com relação à segurança.

Em consequência do apagão, uma casa foi parcialmente destruída, todos os móveis e utensílios domésticos foram incendiados  causando um enorme prejuízo aos moradores, os quais perderam tudo e vão ter que começar do zero.


Incêndio destrói parcialmente residência

Segundo a Cláudia, proprietária do imóvel que pegou fogo, o incêndio começou devido a  uma vela acessa e que acidentalmente,  por causa do vento, direcionou o fogo até uma cortina, e daí as chamas se propagaram e só foram contidas depois do esforço de cerca de 100 pessoas que jogaram água até que o incêndio fosse controlado.

Estivemos hoje no local e presenciamos um cenário devastador. Apenas algumas paredes permaneceram em pé. Todo telhado foi destruído. 

Móveis, instrumentos musicais e roupas foram totalmente destruídos.

Não podemos atribuir à Celg a culpa pelo incêndio, porém ela contribuiu de forma indireta para o ocorrido. 

Se não fosse pelo apagão, os moradores não teriam usado velas como forma de iluminação.

A noite de ontem foi um caos, calor , pernilongos e ninguém conseguiu dormir, pois pela falta de energia ninguém pode usar ventilador ou ar refrigerado.

Segundo um funcionário da Embrace, empresa prestadora de serviços à Celg, o problema foi próximo à Vazante (distrito de Monte Alegre), onde, segundo ele, dois postes foram arrancados pela força do vento e que o serviço de reparo é dispendioso e demorado.

Na Ação Civil Pública que propus há uns seis anos, solicitei que o MP obrigue a Celg a construir uma rede alta, de 69 mil volts, e que a mesma seja usada só para transmissão, com isso teremos a resolução definitiva do problema.

Já estive com vários promotores tratando deste assunto, mas talvez pela constantes mudanças de titularidade, ainda não tive uma resposta satisfatória sobre o andamento do processo.

Prejuízos no comércio

O comércio nesta segunda-feira fará um levantamento do prejuízo causado. Daí se inicia o processo de ressarcimento, a Celg questiona, recorre e no final, nada acontece.

Precisamos de moralidade na prestação de serviços desta empresa. Duas chuvas e dois apagões, se continuar nesta proporcionalidade, teremos centenas de interrupções até o final do  período chuvoso.

Nos próximos dias estarei procurando as entidades representativas, para que juntos possamos fazer uma mobilização junto ás autoridades competentes, para que haja um maior compromisso da Celg com a nossa comunidade.

Tá na hora dos senhores políticos arregaçarem as mangas e buscarem uma solução definitiva para este grave problema que já se arrasta há décadas.

Vamos melhorar o nosso senso crítico, vamos deixar de só aplaudir políticos. 


Vamos cobrar mais resultados de todos eles, independentemente de serem oposição ou situação. Os problemas de nossa comunidade independem de partidarismo.

Chegou a hora de sermos menos políticos para sermos mais politizados, esquecer as diferenças e nos unirmos em torno de um só ideal que é a  melhoria na qualidade de vida.

Celg, Saneago, Correios, São José do Tocantins e operadores de telefonia móvel precisam de um maior incremento na cobrança dos serviços que prestam.

Vamos usar as ferramentas que temos. Vamos usar as redes sociais para externamos o nosso repúdio a estes maus prestadores de serviços.

Reclamem, compartilhem, cobrem  dos responsáveis mais eficiência nos serviços prestado.

Celg, nem tudo que fazem de errado escapa aos nossos olhos.

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