Vereadores vão à mineradora canadense cobrar explicações. Multinacional demonstrou ter controle político no Tocantins
- On:
- 0 comentário
O ativista social Jefferson Victor, acompanhado de oito vereadores de Goiás, foi hoje à tarde na empresa mineradora canadense MBAC, responsável pela barragem que secou o Rio Bezerra, marco divisor entre Goiás e Tocantins.
A comitiva foi recebida por Waldemir Queiroz, um dos diretores. Segundo Jefferson Victor, ele demostrou muita segurança na conversa e de que está agindo dentro da lei.
O diretor afirmou que a ANA – Agência Nacional de Águas – teria aprovado o projeto da empresa para a liberação de apenas 90 litros de água por segundo e que levaria a comitiva para ver as condições técnicas na represa.
Mostrou que a empresa está cumprindo a determinação da ANA e, em princípio, culpou a seca pelo corte da água.
“Então eu disse que ali estava senhores vereadores, com média de 50 anos, e que nunca tinha visto uma seca tão grande nesse período.
Depois de muita discussão e da explanação do atual cenário dos ribeirinhos, o sr. Waldemir prometeu rever o procedimento como forma de resolver o problema da população “, disse Jefferson Victor.
“Agora à tarde entraram em contato comigo, pedindo autorização para usarem as imagens do youtube e que vão publicar a matéria ainda hoje”, falou.