Artefato explosivo, com alto poder de destruição, é encontrado no centro de Posse (GO)





Com informações do Diário de Posse, 


Uma equipe do GATE da Polícia Militar, especializada em explosivos, oriunda de Goiânia, foi à cidade de Posse-GO na manhã de hoje. 


O objetivo foi neutralizar um morteiro, encontrado por um morador no centro da cidade. 


Neste momento, estão avaliando o artefato com a finalidade de fazer sua detonação em local seguro, nas imediações do 24º Batalhão de Polícia Militar, no setor Santa Luzia. 


No local esta sendo feito o isolamento das ruas para evitar imprevistos. 


O comando do 24º BPM solicita que os motoristas e pedestres evitem passar pela rua Benevenoto Barbosa de Souza (próximo ao 24º BPM), neste início de tarde, a fim de facilitar a realização do trabalho policial.


Morteiro foi encontrado na segunda-feira 


O artefato militar, modelo morteiro, com alto poder de explosão, foi encontrado na última segunda feira, 21, numa área central de Posse-GO.


Curiosamente, esse artefato estava, desde o dia 19 de outubro, numa casa na zona rural do município, quando foi localizado por um policial militar, que tinha ido almoçar na residência de um amigo 


O graduado ficou sabendo da existência do explosivo e solicitou orientação ao comando da PM local. Diante da situação, foi orientado que mantivesse o artefato isolado até a chegada de uma equipe especializada em explosivos. 


O civil que guardava o explosivo não acatou a orientação para se manter afastada e o levou de volta ao local onde havia sido encontrado anteriormente. 


No momento, o artefato ficou das dependências do 24º BPM, aguardando a equipe do GATE comparecer e providenciar a desmontagem da bomba. 





O que é um morteiro? 


O morteiro é uma arma de fogo ornamental de carregar pela boca, destinada a lançar granadas em tiro curvo de curto alcance e são usados pelas Forças Armadas, notadamente o Exército e a Marinha. 


Os atuais morteiros, têm origem nos morteiros de trincheira desenvolvidos na Primeira Guerra Mundial para serem especialmente usados na guerra de trincheiras. 


Na década de 1960 foi desenvolvido para o Exército Português um tipo especial de morteiro ultra-ligeiro denominado morteirete.



Atualmente os morteiros são normalmente usados como arma de apoio de infantaria. 


No entanto, os morteiros pesados são, em alguns casos, usados como arma de artilharia.


Com informações da wikipedia. 

Deixe um comentário