Atenção prefeitos e comunidade: dicas para o controle da mosca em seu município


Por Jefferson Victor


Durante o meu curso de Gestão Pública concluído em 2005 na UEG – Universidade Estadual de Goiás, eu e um grupo de colegas, desenvolvemos, durante um ano e meio, trabalho sobre Meio Ambiente, mais especificamente sobre resíduos sólidos (lixo), e aproveito o conhecimento que tenho nesta área, para  orientar prefeituras e comunidade  para atuarem juntos no combate a esta praga tão nociva ao homem.


Ciclo da mosca


A mosca alimenta-se basicamente de materiais orgânicos em decomposição, como secreções, catarros, animais mortos e lixo. A mosca é uma potente transmissora de doenças, pois  carrega em seu corpo milhões de microrganismos.


Para combater esta praga, temos que primeiro conhecer o  seu ciclo de vida, e adotar as medidas necessárias para o controle destes insetos que reproduzem rapidamente e praticamente não possuem inimigos naturais.


Existe uma variedade muito grande de moscas, porém, as que mais nos incomodam são a mosca doméstica e a famosa mosca varejeira, ambas presentes em nosso dia a dia.


Para sua reprodução, a mosca necessita de material orgânico em decomposição, e encontram no lixo e na fossas o  ambiente perfeito para sua sobrevivência.


Uma mosca vive em média 4 a 5 semanas e durante este período põe em média 1.200 ovos, distribuídos em média 10 ou 12 posturas.


24 horas após, os ovos eclodem e nascem as varejeiras, as quais alimentam de 5 a 8 dias, dependendo da umidade e temperatura. Daí, as larvas se alojam em frestas e passam por um período de metamorfose, fica em seu casulo (pupa) de 3 a 5 dias, e neste período nasce uma nova mosca.


Em 24 horas após seu nascimento, se transforma em uma mosca adulta e é copulada pelo macho, iniciando um novo ciclo em igual período.


Uma mesma mosca pode ter bilhões de descendentes, e por falta de predadores, só se consegue o seu controle por meios mecânicos, ou seja, com a intervenção do homem.


A mosca age em um raio de 300 metros do seu nascedouro, portanto, a mosca que te incomoda pode estar sendo criada por você ou sua vizinhança.


Como combater a mosca


Como disse anteriormente, o material orgânico é essencial à sua subsistência. Então se controlarmos, principalmente o lixo, diminuímos a chance de sua reprodução.


As prefeituras têm que recolher o lixo no máximo a cada 3 dias, com isso, os ovos colocados ali  terão o seu ciclo interrompido ou diminuído  nos aterros sanitários, onde são enterrados e controlados com uso de produtos químicos.


As fossas sépticas (fossa de quintal) deverão ter no cano de suspiro uma latinha sobre ele, desta forma o mau cheiro não volta para o banheiro, e as moscas existentes  em seu interior não têm como sair, e com isto seu ciclo fica comprometido.


Todo animal morto deverá ser descartado nos aterros sanitários, nunca jogados em córregos ou às margem de rodovias. Uma única carcaça pode dar condições para reprodução de milhões de moscas.


O lixo doméstico com restos de alimentos devem ser colocados em sacos  plásticos amarrados, com isto, a mosca não consegue material orgânico essencial à sua reprodução, e desta forma começa o controle em sua própria residência.


Nos grandes centros, principalmente nos bairros mais centralizados, existe um controle muito grande do número de moscas, isto porque os caminhões fazem a coleta do lixo diariamente.


Em Campos Belos há sempre uma discussão em torno do lixão a céu aberto que temos distante do centro 2 km. Muitas das vezes atribuem o aumento de mosca em determinadas épocas do ano à proximidade do mesmo com a cidade.


É mito. Não existe nenhuma relação do lixão com as moscas da cidade. Veja só: A mosca atua em um raio de 300 metros do seu criadouro, ela passa o dia garimpando em busca de material orgânico para sua reprodução. 

E o lixo é um dos locais preferidos delas, então, se  tivessem tanta autonomia, seria o contrário, as da cidade iriam para o lixão, onde há fartura deste material.


O controle da mosca só é possível numa operação conjunta comunidade e prefeitura. Não adianta você acondicionar o lixo e a prefeitura não recolher, assim como não adianta o caminhão da coleta passar e você continuar com o lixo estocado no quintal.


Faça sua parte e oriente seus vizinhos a fazerem o mesmo, só assim você poderá assar uma carne e ter como convidados apenas seus amigos e não as moscas que invadem e comprometem a qualidade da sua festa.

Deixe um comentário