Escola Pública: Gestora do Colégio Estadual Lavandeira recebe oficialmente o prêmio Gestão Escolar 2013
Diretora Vilma Pereira da Rocha e o Secretário da Educação e Cultura do Estado do Tocantins, Danilo de Melo |
A premiação ocorreu em Brasília
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Por Fábio Costa,
A diretora do Colégio Estadual Lavandeira, Vilma Pereira da
Rocha Castro, da cidade de Lavandeira, sudeste
do Tocantins, recebeu oficialmente o prêmio Gestão escolar 2013, no último dia 31 de outubro, em solenidade no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
A diretora do Colégio Estadual Lavandeira, Vilma Pereira da
Rocha Castro, da cidade de Lavandeira, sudeste
do Tocantins, recebeu oficialmente o prêmio Gestão escolar 2013, no último dia 31 de outubro, em solenidade no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Em agosto passado, o Colégio Estadual Lavandeira recebeu o título de Escola “Destaque Estadual” do estado do Tocantins, por ter apresentado bons resultados em várias dimensões da gestão escolar, entre a quais gestão pedagógica, participativa, serviços, recursos, pessoas, liderança e resultados educacionais.
A escola, desta vez, foi a Brasília representar o estado do Tocantins.
A instituição foi selecionada entre 450 escolas do Estado do Tocantins e recebeu oficialmente o Prêmio Gestão Escolar 2013 das mãos do ministro da educação, Aluizio Mercadante.
O Prêmio é um reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro.
O objetivo é valorizar as práticas de gestão, iniciativas e projetos que melhorem a qualidade do ensino nas escolas públicas. É um prêmio para quem tem compromisso com a educação.
“O importante é que ano a ano mais escolas elaboram seus projetos e participam do Prêmio de Gestão Escolar”, diz Maria Nilene Badeca da Costa, presidente do Consed.
Mais de nove mil escolas se inscreveram no prêmio; 27 foram selecionadas como destaque estadual e no Distrito Federal, e receberam R$ 6 mil cada uma. Cinco delas foram finalistas, como destaque nacional, e receberam, cada uma, R$ 10 mil.
“Seguramente a gente precisa de mais recursos para a educação, mas não basta só recursos. Precisa gestão. Precisa ter um profissional, um educador apaixonado pela sua escola, pelos seus alunos, disposto a escutar os pais”, afirma Aloizio Mercadante, ministro da Educação.
Intercâmbio
Gestora Vilma Rocha e o Senador do Estado do Arizona (EUA)
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Vilma da Rocha
participou recentemente de um intercâmbio internacional. O grupo de educadores foi aos Estados Unidos entre os dias 13 e 30 de outubro, conhecer a experiência americana em educação.
participou recentemente de um intercâmbio internacional. O grupo de educadores foi aos Estados Unidos entre os dias 13 e 30 de outubro, conhecer a experiência americana em educação.
Durante o intercâmbio, os
gestores brasileiros participaram de oficinas sobre liderança e gestão escolar, visitaram
escolas, participaram de reuniões com gestores e educadores americanos e visitaram
vários pontos turísticos.
gestores brasileiros participaram de oficinas sobre liderança e gestão escolar, visitaram
escolas, participaram de reuniões com gestores e educadores americanos e visitaram
vários pontos turísticos.
A equipe foi dividida em grupos, que participaram
de visitas de observação em nove estados norte-americanos: Alaska, Arizona,
Califórnia, Flórida, Georgia, New Hampshire, New York, Carolina do Norte e
Texas.
de visitas de observação em nove estados norte-americanos: Alaska, Arizona,
Califórnia, Flórida, Georgia, New Hampshire, New York, Carolina do Norte e
Texas.
A gestora esteve no Arizona
O intercâmbio teve o objetivo
de proporcionar aos diretores a oportunidade de conhecer experiências
educacionais de um país com uma cultura e sistema escolares diferentes.
de proporcionar aos diretores a oportunidade de conhecer experiências
educacionais de um país com uma cultura e sistema escolares diferentes.
Segundo Vilma
Rocha, a experiência foi bastante significativa, uma vez
que as trocas de ideias foram riquíssimas o que gerou o conhecimento de
práticas educacionais inovadoras, além do enriquecimento cultural.
“O que
mais me chamou a atenção foi o apoio financeiro que as escolas têm. Nas turmas
da 1ª Fase do Ensino Fundamental, além do professor regente tem dois
assistentes e o número máximo de alunos é vinte. Isso é bem diferente aqui no Brasil”, afirma.
mais me chamou a atenção foi o apoio financeiro que as escolas têm. Nas turmas
da 1ª Fase do Ensino Fundamental, além do professor regente tem dois
assistentes e o número máximo de alunos é vinte. Isso é bem diferente aqui no Brasil”, afirma.
Ainda segundo ela, há turmas bem numerosas e apenas um professor na sala. “É claro que temos também
experiências semelhantes e problemas em comum, mas as condições de trabalho lá é
bem melhor”.
experiências semelhantes e problemas em comum, mas as condições de trabalho lá é
bem melhor”.
Ela classificou o intercâmbio como excelente oportunidade e uma forma de reconhecimento. “Melhor que isso só o
reconhecimento que nós, servidores do Colégio Estadual Lavanderia tivemos. De 9.199 escolas, ficarmos
entre as 27, é sinônimo de um trabalho de qualidade e isso eu não faria sem o
comprometimento da minha equipe.”
reconhecimento que nós, servidores do Colégio Estadual Lavanderia tivemos. De 9.199 escolas, ficarmos
entre as 27, é sinônimo de um trabalho de qualidade e isso eu não faria sem o
comprometimento da minha equipe.”
Momento
de estudo no American Councils |
Durante palestra
aos gestores brasileiros |
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