Dengue: dicas à comunidade de Canabrava


Por Jefferson Victor, 
A dengue é um problema de saúde pública gravíssimo, e seu combate só se faz com trabalho conjunto entre o estado e comunidade.


Estagiei por dois dias com o pessoal da Funasa, por ocasião da conclusão do meu curso de Gestão Pública e pude então entender o mosquito  Aedes aegypti  e como controlar sua reprodução.



A exemplo da mosca, o mosquito depende de condições favoráveis para completar o seu ciclo.


A maioria  desses vetores  são fêmeas e dependem do sangue para maturação de seus ovos.



Os ovos são colocados preferencialmente em água limpa e na sombra, e com dez dias já se transforma em um mosquito adulto, e principalmente no começo da manhã e final da tarde, picam e se estiverem contaminados transmitem várias doenças, entre elas a dengue.



Cuidados essenciais.



Ao menos a cada três dias verifique todos os locais onde possa estar juntando água, e elimine estes recipientes, olhe lotes baldios, quintais, caixas d’água, plantas, que são locais preferidos por ele.



O mosquito da dengue atua em um raio de 300 mts, portanto, oriente todos seus vizinhos a fazerem o mesmo, senão todo seu trabalho será perdido.



Troque água dos animais domésticos diariamente e de preferência lave os bebedouros com bucha, para que retirem os ovos ali colocados.


Ovos contaminados geram  mosquitos contaminados, e após colocados, podem durar meses até que inicie o período chuvoso para completar  um novo  ciclo.


O Agente de Saúde passa encontra o mosquito, orienta os moradores, mas ao retornar encontra sempre o ambiente favorável a proliferação do mosquito, por isso não espere soluções por parte do estado, faça sua parte e proteja sua saúde e de seus familiares.

Deixe um comentário