Após 2 anos de esforço conjunto, população de Campos Belos e região ganha unidade do Instituto Médico-Legal
- On:
- 0 comentário
Complexo, que abriga também a 1ª Delegacia de Polícia de Campos Belos, foi inaugurado ontem. Obra foi construída apenas com iniciativas da comunidade, sem verbas públicas.
Por Cristina Rosa, do MPGO
“O Ministério Público de Goiás não constrói nada, mas tem a capacidade de articular e empoderar a sociedade”.
Com esta afirmação, o promotor de Justiça André Luís Duarte Ribeiro definiu como foi concebida a obra do Instituto Médico-Legal (IML) e da 1ª Delegacia de Polícia de Campos Belos, município do Nordeste goiano, entregue ontem (9/12).
A cerimônia de inauguração do complexo reuniu mais de 300 pessoas da comunidade, além de autoridades municipais e estaduais.
Segundo destacou o promotor, o evento é peculiar porque nele tem-se uma inversão de papéis: ao invés de o Estado entregar uma obra à população, é a população de Campos Belos que está entregando uma obra para o Estado de Goiás.
Isso porque, em uma parceria inédita no setor de segurança pública em Goiás, a unidade foi totalmente erguida sem verbas públicas, somente com a iniciativa dos moradores, representados por entidades como o Rotary, Maçonaria, Sindicato Rural e empresários.
A construção, de mais de 900 metros quadrados (m²), foi concluída em cerca de dois anos, ao custo total de R$ 508.264,88.
Ao Estado de Goiás coube a compra de todos os equipamentos e mobiliários. Além disso, os recursos humanos serão do quadro da Secretaria de Segurança Pública do Estado, que passará a administrar a unidade.
Texto: Cristina Rosa – Fotos: João Sérgio/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO
Publicação Original: MPGO