Congresso pode mudar radicalmente a internet no Brasil, para pior, e a grande mídia continua caladíssima

Considerado prioridade para o Palácio do Planalto, o Marco Civil da Internet pode ir a voto nesta quarta-feira no plenário da Câmara e deverá ser alvo de disputa entre o governo e o PMDB em dois pontos centrais do projeto: a chamada neutralidade da rede e a exigência de que os datacenters sejam instalados em território brasileiro. 


O Marco Civil é uma das propostas mais importantes em análise pelo Congresso neste ano e é classificado como a Constituição da Web.


Mas o PMDB, que é birrento e nunca jogou em favor do país, pode melar o que já foi costurado, principalmente contra o grande apetite das “teles”. 


Na noite desta terça-feira, 11, o PMDB já  anunciou que vai votar contra o marco civil da Internet. Será o que vai dar?


O mais interessante de tudo isso é que a grande mídia do nosso país continua caladinha. Num dá um pio. Será por que?  


Assista ao Vídeo e veja como pode ficar a internet com a aprovação do Marco Civil, prestes a ser votado no Congresso, nesta quarta-feira,12. 


Veja detalhes do projeto da Revista Carta Capital 


——————————————–


Ex-ministro da Cultura, o músico Gilberto Gil criou uma petição no site AVAAZ nesta segunda-feira (10) para defender a aprovação do Marco Civil da Internet, que tranca a pauta de votações da Câmara dos Deputados há semana e pode ser apreciados pelos parlamentares na próxima quarta-feira (12). 


No texto de apresentação da petição, Gil diz que “há muitos anos eu me encanto com o poder da internet e a criatividade que nela circula, mas agora estou muito preocupado que isso possa acabar”. 


Segundo ele, “em menos de 48 horas, a Câmara dos Deputados vai votar um novo projeto de lei que poderá declarar o fim da liberdade na rede e diminuir nosso poder de escolha”. 


 — Já nos anos em que fui Ministro da Cultura discutíamos formas de garantir o caráter democrático e aberto da internet – dessa construção coletiva, nasceu o Marco Civil. 


Mas, agora, o poderoso lobby das empresas de telecomunicações está influenciando nossos políticos para que transformem a internet em uma espécie de TV a cabo, em que se poderia cobrar a mais para podermos assistir a vídeos, ouvir música ou acessar informações. 


Na petição, que recebeu mais de 80 mil assinaturas em, poucas horas, “a votação será apertada, mas uma grande mobilização pública pode convencer os deputados de que suas reeleições dependem desse voto!”. 


 No texto, o ex-ministro resume o pleito: “Exigimos que o Marco Civil da Internet no Brasil seja votado de forma integral, preservando os conceitos de neutralidade da rede, liberdade de expressão e a privacidade do usuário de internet brasileiro”. 


 — As próximas horas são cruciais. Junte-se a mim nesta campanha da Avaaz para criar a maior mobilização já vista por uma internet livre no Brasil. 


Assine agora e conte para todos. Nós levaremos a voz de todos que assinarem a petição diretamente aos parlamentares. Vamos vencer essa batalha e salvar a internet.



Assine a petição no Avaaz. 

Deixe um comentário