Campos Belos: morre “Tia Derita”, minha primeira professora



É com muito pesar e tristeza que noticiamos a morte da professora Derita José dos Santos, a “Tia Derita”, 76. Ela foi encontrada falecida em sua residência hoje, em Campos Belos, por volta das duas horas da tarde. 

Tia Derita foi professora por quase 30 anos e por todo esse tempo esteve presente no cotidiano de milhares de campos-belenses e permanece na lembrança de todos, apesar de ter lecionado sempre na fase de alfabetização. 

Foi também a minha primeira professora e participou ativamente da minha alfabetização. Foi com ela que aprendi a ler e a escrever. 

Até recentemente lembrava da minha grande luta com a letra “T”. 

Eu a trocava pela letra “D” e por meses fiquei patinando na lição do “Tatu”, no início da década de 80, no Colégio Estadual Professora Ricarda.

Era uma professora rígida e não “alisava” aluno. Todas as vezes que eu vinha a Campos Belos, ela fazia questão de me visitar e cobri-me de beijos, cheiros e abraços. 

Era muito carinhosa e tinha um orgulho danado deste seu sobrinho, que anos depois tornara-se jornalista. 

Tinha o costume de mostrar orgulhosamente nosso blog a todo mundo. “Você já pegou Dinomar aí no seu computador”, perguntava quando chegava na casa de um parente ou de um amigo. 

E nunca esquecia as minhas atrapalhadas com a letra “T”. Dinomar, você não se esqueceu da lição do Tatu, né!?”, perguntava religiosamente, quando me encontrava.

Tia Derita era minha tia mesmo e não apenas “tia de escola”.


Ela era irmã do meu avô materno (Otávio). Era também irmã de Tia Laurita, esposa de Tio Dó  (do lanchinho próximo à Casa de Saúde). 


Tinha também como irmão, Tio Zeta (pai de Osmar do Novo Foto, Maria Lice do Salão…); Tia Bela (mãe de Valmir Padeiro, Eronias, Vera, Deusa…); Tio Abílio (pai de Mazim PM, de Neuri); de Tio Zeca (pai de Claudia, Zezinho); Tio “Neza” (Pai de Zezinho Carreteiro, de Jovino), Tio Pombo (pai do Vereador Juranda, de Zu, de Prego), irmão de Tio Olímpio (Pai de Gerson, Silvânia e Tânia) e de Tio Marciano ( pai de Reni, Maria Divina do Salão e Raimunda). 

A morte de tia Derita pegou todo mundo de surpresa e nos deixou muito entristecidos. Ela já vinha um pouco adoentada e morreu de causas naturais. 

O corpo está sendo velado nesta quinta-feira, 17, na sua residência, na rua 7 de setembro, próximo ao Cartório. 

O sepultamento está marcado para ocorrer nesta sexta-feira, 18, às 8 horas da manhã. 

Tia Derita, vá com Deus. Falo em nome de todos os parentes e de todos os seus ex-alunos. Além do seu enorme carinho a nós concedido, você deixou uma marca indelével. Principalmente, a marca do conhecimento, a marca da liberdade e dos sonhos. 

Onde quer que esteja, temos a certeza que você está bem, porque entre nós você sempre praticou o bem. Estaremos aqui sempre em oração.

Deixe um comentário