Mesmo doando dinheiro para a construção, cidadãos de Arraias (TO) ainda não pode usar IML de Campos Belos (GO)
- On:
- 0 comentário
Por Carlos Alencar, do Notícias Arraias.com
Conforme já foi publicado exaustivamente em nosso blog, no início da nova gestão, a prefeitura de Arraias fez uma doação no valor de R$ 6 mil para ajudar na construção do IML da cidade de Campos Belos Goias.
Na época tramitou e foi aprovado na Câmara Municipal de Arraias, assim como aconteceu em outros municípios do Tocantins.
Diante do fato e sabedor da aprovação do projeto, procurei a Câmara para que pudessem nos prestar informações a respeito do que aconteceu depois disso.
E se nós, como imaginamos, poderíamos usufruir do benefício, já que a sociedade arraiana não suporta mais essa história de ter que levar os corpos de nossos entes queridos para Natividade ou Palmas, nos privando de uma despedida mais longa com os mesmos, principalmente nos casos em que as pessoas sabidamente morrem de algum acidente e ainda assim precisam retirá-las de Arraias.
O fato é que ontem saiu a resposta. E de acordo com o Vereador Carlos César, ele, o presidente da casa Vereador Tatarena, Vereador Rimet, a secretária da câmara Leocy Quirino e a senhora Deusa estiveram na cidade de Campos Belos para averiguar sobre o assunto.
Lá descobriram, que na verdade, a doação que fizemos foi apenas pela boa vontade e que nós não temos o direito de usar o IML da cidade vizinha.
Ou seja, apesar de termos participado da construção, legalmente não podemos utilizar o benefício.
De acordo com os vereadores, o que aconteceu foi uma reunião entre os dois secretários de governo dos Estados, do Goias e do Tocantins, e nessa reunião não chegaram a um acordo, pois segundo Carlos Cesar, o Goias pediu para o Tocantins um corpo médico legista para trabalhar no IML e que Tocantins não teria aceitado.
Enfim, o fato é que as nossas esperança, pelo menos a minha, foram para o ralo com essa informação.
O vereador Rimet Jules nos esclareceu e pediu para divulgarmos que mesmo diante da notícia, os mesmos ainda vão tentar fazer alguma coisa, e provavelmente iram até o governo do Estado para tentar reverter a situação e até mesmo em Brasília, se preciso for.
Diante do ocorrido, não há o que fazer a não ser esperar e torcer para que os vereadores consigam convencer o governador Sandoval Cardoso da importância de termos essa parceria com o Goiás, se possível, até lá.
Infelizmente teremos que continuar com a situação absurda de ter que esperar, em alguns casos ate dois dias e meio,como foi o caso do jovem Davi que morreu de acidente, para poder velar nossos parentes.