Maluquice: grupo de Formosa quer criar Estado do Itiquira
O advogado Reinaldo Bueno está liderando um grupo em Formosa, Região Entorno do Distrito Federal, com o propósito de criar o “Estado do Itiquira”, um desmembramento do estado de Goiás.
Segundo Bueno, a região nordeste de Goiás, a mais atrasada do estado, já apelidada de “corredor da miséria”, somente poderia sair desse marasmo econômico e social com a criação de um estado, já que os sequentes governadores sempre esqueceram os goianos de cá.
Formosa, apesar de estar no Entorno do DF, seria a capital do Estado do Itiquira, pela sua pujança econômica e de liderança em toda a região.
O Estado do Itiquira seria o mais novo Estado da Federação do Brasil, sendo operante, ágil e econômico, impulsionando o desenvolvimento dos municípios do Nordeste Goiano, e integrado por Formosa, Posse, Cavalcante, Campos Belos, Monte Alegre de Goiás, Iaciara, Flores de Goiás, Nova Roma, Divinópolis de Goiás, Cabeceiras, Planaltina, Vila Boa, São João D’Aliança, Água Fria, Alvorada do Norte, Simolândia, Buritinópolis, Mambaí, Damianópolis, Sítio D’Abadia, Colinas do Sul, Alto Paraíso de Goiás, Teresina de Goiás, Guarani de Goiás, São Domingos e Monte Alegre De Goiás.
“São muitas as lideranças que participam dessa luta. Evitarei nomear alguns para não ser deselegante com outros. Pois são muitos! Desde juízes, desembargador, padres, pastores, prefeitos, vereadores e lideres comunitários.
O mais importante é que a criação do Estado do Itiquira é uma luta de todos. É uma luta cívica! Sem coloração partidária”, afirmou Bueno, numa entrevista ao site Entorno Urgente.
Ainda conforme o idealizador do projeto, o processo já está tramitando e rapidamente. ” Apresentamos esse projeto, desde seu inicio, ao Governo Federal, TRE-GO e Congresso Nacional. Apesar do descaso de alguns órgãos, temos insistido na criação do Estado do Itiquira.
Estamos agora, com o novo folder elaborado, pronto para ser impresso e, com ele, iniciarmos uma grande campanha para coleta de assinaturas, através de Petição Popular, que será entregue no Congresso Nacional expressando, em Petição Popular, o desejo da maioria dos munícipes da nossa região nordeste de Goiás, de ser criado esse novo Estado.”
Comentário deste Blogueiro
Apesar da boa intenção do advogado Reinaldo Bueno em querer trazer mais desenvolvimento à região nordeste de Goiás, não vejo com bons olhos esta proposta.
Criar mais um estado, significa criar mais uma estrutura estatal a exemplo de secretarias, nova capital, em fim, mais um enorme peso de despesas já na combalida finanças da região.
Seria mais um gastador voraz, como as demais administrações públicas deste país.
E ainda tem a sugestiva criação de mais municípios. Os atuais distritos dos municípios do nordeste goiano estariam a um passo de também se tornarem autônomo, com prefeitos, secretários, vereadores….
Vejo que esta não é a saída para o desenvolvimento econômico e social desta região.
O certo é aumentar a qualidade e a quantidade de investimento, principalmente em educação, infraestrutura e geração de emprego e renda.
Criar mais um estado, tenho, seria uma bola fora.