Professora Magda Suely faz pós-doutorado em Paris e continua a investigar sua “aldeia”
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A Professora Magda Suely Costa, da Universidade Federal do
Tocantins, que eu conheço bem, continua colocando em prática lições que aprendi
com ela, há um tempo: o amor à profissão e transparência no trabalho que
realiza.
Tocantins, que eu conheço bem, continua colocando em prática lições que aprendi
com ela, há um tempo: o amor à profissão e transparência no trabalho que
realiza.
Desde março de 2014, está na França concretizando parte do
seu pós-doutorado na Universidade de Paris VIII e em escolas públicas daquele
país, onde aprofunda sua temática Gestão Democrática e Cidadania: Dinâmica das Relações de Poder com as
Relações de Saber.
A professora tem como supervisor no Brasil o Professor Doutor Bernard Charlot, da Universidade Federal de Aracaju.
seu pós-doutorado na Universidade de Paris VIII e em escolas públicas daquele
país, onde aprofunda sua temática Gestão Democrática e Cidadania: Dinâmica das Relações de Poder com as
Relações de Saber.
A professora tem como supervisor no Brasil o Professor Doutor Bernard Charlot, da Universidade Federal de Aracaju.
Magda Suely foi minha professora durante três anos, ainda no ensino médio, em Campos Belos, no Colégio Estadual Polivalente Professora Antusa.
Por sinal, uma das mais competentes e comprometidas professoras que tive.
Por sinal, uma das mais competentes e comprometidas professoras que tive.
O objetivo geral da pesquisadora é investigar a dinâmica estrutural das
relações de poder desencadeadas pelos gestores de escolas, sejam eles diretores ou coordenadores pedagógicos, no processo de gestão das escolas estaduais e
municipais na cidade de Arraias (TO).
relações de poder desencadeadas pelos gestores de escolas, sejam eles diretores ou coordenadores pedagógicos, no processo de gestão das escolas estaduais e
municipais na cidade de Arraias (TO).
A pesquisa tem como
referência as relações com os saberes aprendidos em sua
formação e nas experiências em outros espaços e com outras pessoas.
referência as relações com os saberes aprendidos em sua
formação e nas experiências em outros espaços e com outras pessoas.
Semana passada a professora fez uma exposição de sua investigação na sala do mestrado da Universidade
de Paris VIII, do Professor Doutor Ridha Enaafaa, com a intenção de dividir com os acadêmicos resultados parciais de sua
pesquisa e receber também contribuições.
de Paris VIII, do Professor Doutor Ridha Enaafaa, com a intenção de dividir com os acadêmicos resultados parciais de sua
pesquisa e receber também contribuições.
Parabéns
Professora, continue vencendo os desafios
da educação aqui e em terras distantes.
Professora, continue vencendo os desafios
da educação aqui e em terras distantes.
E o que vejo nessa exposição e em postagens nas redes sociais, é sua preocupação em deixar transparente seu trabalho de pesquisa.
Para mim, isso
faz parte da prestação de contas à sociedade de um trabalho que envolve a marca
de uma universidade pública, no seu caso, a Universidade Federal do Tocantins.
faz parte da prestação de contas à sociedade de um trabalho que envolve a marca
de uma universidade pública, no seu caso, a Universidade Federal do Tocantins.
Slides de Arraias (TO)
Pelos slides em
sua apresentação, percebe-se um eco da histórica frase “Fale de
sua aldeia e estará falando do mundo”, de
Leon Tolstoi (1828 – 1910).
sua apresentação, percebe-se um eco da histórica frase “Fale de
sua aldeia e estará falando do mundo”, de
Leon Tolstoi (1828 – 1910).
Sua Aldeia, Arraias, está ali sendo apresentada em solo francês e ao mundo.
Professora Magda Suely, sei que você investiga “sua aldeia” há algum
tempo e nos traz uma literatura interessante
por meio do livro “Educação e Cultura de Arraias”, pela sua tese de doutorado “Poder
local em Tocantins: domínio e legitimidade em Arraias”.
tempo e nos traz uma literatura interessante
por meio do livro “Educação e Cultura de Arraias”, pela sua tese de doutorado “Poder
local em Tocantins: domínio e legitimidade em Arraias”.
Agora, no Pós-doutorado, vejo que você volta para o domínio do seu campo específico da educação, onde
foca Arraias e estende a investigação para outro país, partilhando sua aldeia
como “o mundo”.
foca Arraias e estende a investigação para outro país, partilhando sua aldeia
como “o mundo”.
A temática
realmente fala para “o mundo”, na medida em que envolve discussões gerais, mas traz
a sua “aldeia” de forma científica quando aborda questões específicas do local,
regional e estadual, sem contudo, perder sua postura de pertencimento.
realmente fala para “o mundo”, na medida em que envolve discussões gerais, mas traz
a sua “aldeia” de forma científica quando aborda questões específicas do local,
regional e estadual, sem contudo, perder sua postura de pertencimento.
E aí está a
grandeza de seu trabalho educacional, parabéns e boa sorte.