Assim como no país, subnotificação de covid-19 em Campos Belos (GO) pode ser 10 vezes maior do que números oficiais; ou seja, mais de 320 casos
A subnotificação de diagnósticos de covid-19 no Brasil, que vergonhosamente não consegue fazer exames em sua população, pode ser hoje de dez por um, ou seja, para cada caso oficial, existiriam, na verdade, dez, conforme cálculo das próprias Secretarias de Saúde dos estados.
Essa relação (de dez por um) de casos em todo o Brasil, com diferenças regionais, foi citada recentemente pelo subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais, Dario Ramalho, e confirmada pelo secretário da Saúde, Carlos Eduardo Amaral.
“A subnotificação, no mundo todo, pode ocorrer em pacientes assintomáticos que não procuram atendimento hospitalar.
Com relação especificamente à covid-19, a situação é ainda pior. “No caso da covid-19, como é uma doença de transmissão assintomática, é muito natural supor uma taxa maior.
Alta
O número de casos diários de covid-19 vem aumentado de forma exponencialmente, conforme temos publicado aqui no Blog.
Lá em Minas foi divulgado um estudo feito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
O infectologista do comitê da prefeitura de Belo Horizonte para o combate à covid-19, Unaí Tupinambás, afirma que existe a possibilidade de haver alta na circulação do vírus na cidade, principalmente por causa do fluxo de pessoas provenientes de municípios próximos às divisas do Estado com Rio de Janeiro e São Paulo – ambos registram números mais elevados de casos e mortes pela doença.
Como a doença não tem vacina, não têm remédio; os hospitais têm poucos recursos e poucas vagas; os estados e municípios perderam totalmente o controle da doença e o governo federal dá de ombros, qual a saída?