Projeto Justiça Ativa chega a Campos Belos


O projeto Justiça Ativa, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), deu início, na manhã desta quinta-feira (4), a mais um mutirão, desta vez em Campos Belos, uma das comarcas mais distantes da capital, localizada no nordeste goiano. 

Os trabalhos seguirão na sexta-feira (5) e a previsão é de que sejam realizadas 227 audiências relativas a processos de família, criminal e infância e juventude. 

O esforço concentrado envolve a participação de 7 juízes, 6 promotores, 25 servidores e advogados que atuam na região. Mais de mil pessoas devem passar pelo fórum local nesses dois dias.

Para o juiz Demétrio Mendes Ornelas Júnior, que responde atualmente pela comarca, o Justiça Ativa aproxima o Poder Judiciário da população, além de adiantar a pauta das audiências represadas pelo grande volume de processos com carga para apenas um juiz. 

“Por ser uma cidade distante dos grandes centros, a comunidade local reclama muito a presença do Estado. Com esse evento, o TJGO marca presença e se aproxima do cidadão”, frisou o juiz.


Mais de duas centenas de pessoas aguardavam o início dos trabalhos, por volta das 8 horas desta quinta-feira, quando as equipes começaram o esforço concentrado, com a chamada das partes para as audiências. 


Entre elas estava a lavradora Calunga, Odília Rodrigues das Virgens, com o filho mais novo no colo. Ela tinha a esperança de resolver um pedido de pensão alimentícia do filho mais velho, fruto de um relacionamento com o ex-companheiro. 

Odília optou pelo acordo e, por iniciativa própria, já havia se deslocado até a cidade vizinha de Cavalcante, onde encontrou o ex-companheiro e firmaram o acordo. Na frente do juiz Hugo Gutemberg, em Campos Belos, Odília apresentou o termo e disse estar satisfeita com o resultado. 


A Ouvidoria Geral da Justiça também marca presença nesta edição do Justiça Ativa, com um balcão de atendimento onde colhe reclamações, denúncias, sugestões e elogios à atuação do Poder Judiciário.

Atuam no mutirão de Campos Belos, além de Demétrio Mendes Ornelas Junior, os juízes Fernando Ribeiro de Oliveira, de Trindade; Hugo Gutemberg, de Goiandira; Mábio Macedo, de Goiânia; Henrique Santos Magalhães, de Padre Bernardo; Priscila Maria de Sá, de São Domingos e Priscila Lopes da Silveira, de Cavalcante. 


Fonte: TJGO 
Texto e Fotos: Wagner Soares 


Deixe um comentário