Com 700 mil processos parados, Detran retoma provas no interior do estado, inclusive Campos Belos
Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade e outros 10 municípios goianos voltam a ter provas teóricas e práticas para formação de novos motoristas nesta quinta-feira (25). A medida é tomada para dar andamento a 700 mil processos parados, mas acontece no momento em que a pandemia de covid-19 se interioriza pelo estado.
A projeção do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran) é de que até agosto os processos acumulados devido às medidas de distanciamento social para combate ao coronavírus sejam zerados.
A retomada começou com Goiânia, no dia 4 de junho, e avança, a partir desta quinta, para Campos Belos, Anápolis, São Simão, Barro Alto, Aparecida de Goiânia, Alto Paraíso, Caçu, Jaraguá, Caiapônia, Trindade, Pirenópolis, Quirinópolis e Sanclerlândia.
Casos
De acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, apenas seis municípios goianos não possuem casos suspeitos de covid-19.
Em Anápolis, por exemplo, município que terá as provas a partir desta quinta, tem 662 casos confirmados, dos quais 18 em internação e 142 em isolamento domiciliar.
Procura
Segundo o presidente do Detran, Marcos Roberto da Silva, para que os processos andem serão adotadas medidas rígidas de controle da pandemia.
“No início [da retomada] notamos uma certa resistência. No entanto, vendo a gravidade da situação e que o distanciamento é correto, os candidatos vieram com mais cuidado.
Medidas
Na tentativa de evitar contaminações, o Detran passou a seguir alguns protocolos, como uso de equipamentos individuais de proteção, aferição de temperatura, além de limitação do número de candidatos por dia.
O atendimento é feito com hora marcada. Cada examinador atenderá um candidato a cada meia hora, com o máximo de 14 candidatos por hora, por banca de veículos de quatro rodas.
Os veículos de quatro rodas deverão ser higienizados com água e sabão ou desinfetado com álcool 70% no intervalo entre as provas. Todos os envolvidos no processo deverão usar máscara e luvas.