São Domingos (GO): também vou entrar nessa “roda de prosa”
Casarios antigos da histórica São Domingos (GO) |
Por Dalvan Gomes da Silva, (publicado originalmente no Blog do Antônio Carlos)
Olá Cleiton Martins, eu também vou entrar nessa “roda de prosa” e fazer algumas observações, questionamentos e até sugestões.
Enfim, sinto que o pessoal de São Domingos está tentando mobilizar e o caminho inicial deve ser exatamente o dialogo.
Esse é o momento de todos opinarem para que a escolha do futuro “pretendente municipal” não aconteça de maneira surpreendente.
As ideias dialogadas ajudam na formulação de programas e projetos alicerçados nas reais e legítimas necessidades do município oriundos dos anseios da população.
Eu peguei “emprestado” a sua fala para dar título a esse artigo exatamente por exprimir a minha preocupação quanto à questão da inadimplência “histórica” da Prefeitura Municipal de São Domingos com os órgãos Federais (INSS, FGTS, RECEITA FEDERAL) e Estaduais (CELG e SANEAGO).
Essa inadimplência inviabiliza qualquer possibilidade de capitação de recursos federais para o município. Como todos sabem, sem esses recursos a administração municipal (prefeito e secretariado) não consegue atender a demanda que por fim não cumprem meta alguma.
Em um artigo postado nesse Blog alguns meses atrás, eu falava da última Renegociação da Dívida acertada entre a administração 2009-2012 e os órgãos credores.
De forma geral, os termos da Renegociação foram estabelecidos para que a Prefeitura Municipal assumisse o repasse de 200 prestações mensais (não me recordo o valor de cada prestação, mas superava 50 mil mensais). A partir dessa renegociação alguns recursos foram alocados.
Todavia, em meados de 2012 não houve continuidade no repasse mensal da Renegociação e a Prefeitura voltou à condição de inadimplente. Essa mesma situação ocorreu na administração 2005-2008, que também não deu continuidade nos repasses mensais da negociação.
Dito isso, eu gostaria de saber qual a sua ideia para que a Prefeitura Municipal resolva essa pendência? (Desconsiderar essa pergunta se a administração 2013-2016 viabilizou um novo acordo dessa dívida)
Pra ter uma ideia, se acontecer uma nova Renegociação nos termos da anterior, serão necessários 4 (quatro) ou 5 (cinco) administrações subsequentes cumprindo rigorosamente o pagamento mensal da dívida para a Prefeitura voltar à condição de adimplente.
Acredito meu caro Cleiton Martins que a sua iniciativa é importante. O debate com a comunidade certamente trará subsídios para você desenvolver um antídoto para cada problema a ser enfrentado.
Desde que esse debate seja racional sem qualquer envolvimento da paixão das siglas partidárias. A única paixão que convém é a que brota do fundo da alma e diga a nós mesmos: é possível reconstruir o elo desfeito.
Acompanhei sua resposta anterior e penso que o Esporte assim como a Cultura e a Educação são essenciais para levantar a autoestima desse povo.
Na próxima oportunidade voltarei com sugestões e ideias nessas áreas. Do ponto de vista econômico, concordo que a Agricultura é a nossa base para o crescimento financeiro.
Nesse sentido, devemos aproveitar a proximidade com os avançados conhecimentos técnicos desenvolvidos nessa área e tentar importá-los para o nosso município.
Lembre-se: Não se deixe sobrepujar com a futilidade de uma corte aviltada. Afinal de contas, AS MARIPOSAS NÃO MUDAM. A LUZ É QUE SE APAGA.
Já Publicamos: