Noite de Natal em Campos Belos: meteorologia indica chuva com trovoadas. Isto pode indicar festa no escuro



Por Jefferson Victor, 


De acordo com o site Climatempo, a previsão para Campos Belos na noite do Natal é de chuva com trovoadas e a estimativa é de 14 mm para o período.


Diante do triste histórico de apagões diários, aos quais Campos Belos e região se submetem, há um clima de desconfiança que os festejos do natal possam ser realizados no escuro.


Isto não é pessimismo ou premonição, trata-se de uma situação  que pode ser real para a data. 


Infelizmente a Celg, concessionária de energia, não tem conseguido prestar serviços de qualidade e muita gente já teve sua festa frustrada, dentre elas casamentos, aniversários e debutantes, conforme já publicamos em matérias anteriores.


Há um velho ditado que diz: cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça, isto condiz com a triste realidade pela qual  passa a população de Campos Belos e região, ninguém pode afirmar com segurança que haverá energia para qualquer  evento.


Os anos anteriores foram marcados por períodos desastrosos com relação ao fornecimento de energia, foram muitas interrupções, principalmente  em dias de tempestades.


Mas este ano está sendo atípico. Os apagões são diários, independentemente das condições meteorológicas e isso tem causado sérios transtornos para grande parte do nordeste goiano.


Não há um só dia em que não haja interrupções. Algumas rápidas outras nem tanto, e nem através da agência local se consegue saber os motivos que levam a esta calamidade que se instalou e que parece não ter solução.


O atual cenário vivido dá margens para o questionamento, a Celg pode proporcionar momentos de decepção na festa mais esperada do ano, oportunidade em que a maioria das famílias reúnem para festejar o natal.


Hoje, os grandes comércios da cidade dispõem de geradores para manutenção das portas abertas durante as interrupções, porém são aparelhos com certas limitações de geração de energia e  autonomia, sem contar com a auto custo e o barulho que causa incômodo à vizinhança.


Alguns bares e padarias dispõem de pequenas máquinas só para manterem lâmpadas acessas e quando a interrupção se prolonga, há perda de bebidas e alimentos.


Grande parte da  população não dispõe destas alternativas e com isto vivem um grande drama a cada dia, sejam prejuízos com bens materiais ou transtornos emocionais, já que as noites de agonias viraram rotina em função do calor e pernilongos que intensificam com a ausência de energia.


É prudente e recomendável que para o Natal faça um bom estoque de gelo para conservação dos produtos da ceia e bebidas. 


Ninguém merece cerveja e refrigerantes quentes.


Previna-se, não deixe que problemas externos estraguem a sua festa, afinal o Natal existe para unir e ratificar os laços de família.


Não é justo que se pague tão caro pela energia, e que a falta dela possa estragar a festa maior da comunidade cristã.


Boas festas, e que as previsões do tempo não se confirmem, e  com isto minimize a possibilidade de que a Celg contribua de forma negativa em sua confraternização de fim de ano.

Deixe um comentário