Não tem jeito: após terceiro teste positivo de Covid-19, Bolsonaro se expõe e tenta faturar Fundeb. Base do Governo na Câmara votou contra o importantíssimo projeto
- On:
- 0 comentário
Se expondo a apoiadores nesta quarta-feira (22) no Palácio da Alvorada após testar positivo para coronavírus pela terceira vez, Jair Bolsonaro tentou novamente faturar com a aprovação do Fundeb, projeto que sua base no Congresso tentou derrubar, mas não conseguiu e sofreu grande derrota na noite desta terça.
Apesar de os deputados bolsonaristas terem tentado até o último instante tirar a PEC da pauta no plenário da Câmara, a nova versão do fundo, agora permanente, passou em primeiro turno com 499 votos favoráveis – e apenas sete contrários.
Em sua fala no início desta noite, Bolsonaro atacou até o PT, governo responsável pela criação do fundo para a educação pública.
Fundeb? Alguém quer saber sobre o Fundeb aí? Uma negociação que levou anos, queriam 40%, eu queria dar 200%, mas não tem dinheiro. Então foi negociado e passou para 23% em comum acordo.
A Câmara e o Executivo mostrou responsabilidade na aprovação do Fundeb no dia de ontem.
O PT ficou 14 anos no poder e não fez nada, ou melhor, via método Paulo Freire nos colocou em último lugar no PISA, e o governo conseguiu ontem mais uma vitória e aprovamos o Fundeb, e o Senado deve seguir o mesmo caminho”, disse Bolsonaro, distorcendo completamente os acontecimentos.
“Então está aumentando a participação do Estado, coisa que o PT podia ter feito lá atrás e não fez né, agora fizemos, aumentamos a contribuição do Estado.
Uma votação quase unânime, seis ou sete votaram contra, se votaram contra devem ter seus motivos, é só perguntar para eles. Alguns dizem que a minha bancada votou contra, minha bancada não tem seis ou sete não.
A esquerda não engole mais uma derrota, não engole. Além de fazer besteira com dinheiro público não fizeram nada, nós estamos fazendo e eles reclamam o tempo todo”, disse ainda.
Com texto do Brasil 247