A arte de “Zezinho da Saneago”
- On:
- 0 comentário
Arte naïf (ingênua, em francês), também conhecida como arte primitiva moderna é, em termos gerais, a arte que é produzida por artistas sem formação acadêmica na área de artes plásticas.
Caracteriza-se, em termos gerais, pela simplicidade e pela ausência de elementos formais da arte tradicional ocidental, como a perspectiva, harmonia cromática, composição, desenho clássico com correção anatômica, ou mesmo referências tradicionais das pinturas de gênero.
E foi se aventurando neste mundo da arte naïf que o artista camposbelense “Zezinho da Sanego” iniciou sua jornada há pelo menos cinco anos.
Desde então ele já produziu centenas de peças artísticas. São oratórios, porta-retratos, porta-canetas, decoração de garrafas, abajus, presépios.
Os temas das peças também variam, mas a grande maioria figura entre a religiosidade e o futebol, duas paixões do artista.
As cores são fortes e carregadas, e as estampas carregam as bandeiras dos principais times de futebol do país, que enfeitam garrafas para acondicionar, por exemplo, “água que passarinho não bebe”.
As peças construídas por Zezinho da Saneago são vendidas por ele em feiras de artesanatos e em eventos culturais realizados nas várias cidades do nordeste goiano e do sudeste tocantinense.
“Já estou me aposentando e quando isso acontecer, minha arte será o meu refúgio”, afirma com um sorriso largo e contagiante.