Mais um passo na comunicação e no jornalismo

Cada tijolinho que assentamos na parede da vida é extremamente importante.

Gostaria de compartilhar com nossos leitores mais uma conquista que marca a minha trajetória. No fim do ano passado, fui agraciado com o Diploma de Mestre em Comunicação e Economia Criativa, fruto de um mestrado realizado na Universidade Católica de Brasília.

Minha linha de pesquisa foi na área de “comunicação pura”, com foco na aplicação da inteligência artificial na produção de notícias automatizadas a partir de sentenças e acórdãos do Poder Judiciário. Esse estudo resultou em um livro técnico que, em breve, estará disponível nas bancas para o público.

O objetivo principal dessa pesquisa é contribuir para a modernização e a democratização do acesso à informação. A automação da produção de notícias com base em dados judiciais pode agilizar o trabalho de jornalistas e pesquisadores, além de oferecer maior transparência sobre os processos do Poder Judiciário. Essa tecnologia permite que um volume significativo de informações, muitas vezes inacessíveis ou complexas para o público geral, seja traduzido em linguagem clara e acessível.

Além disso, o estudo aponta caminhos para uma convivência ética e responsável entre o uso de inteligência artificial e o jornalismo, preservando a qualidade e a confiabilidade das informações. Em tempos de desinformação e fake news, essa proposta tem o potencial de fortalecer a credibilidade do jornalismo, promovendo um impacto positivo tanto na sociedade quanto no mercado de trabalho da área.