Campos Belos: 20 horas sem energia. Cidade contabiliza prejuízos.



Por Jefferson Victor,


Mais uma vez a população de Campos Belos passa noite no escuro. A energia acabou ontem (2), por volta das 17h00 e o restabelecimento ocorreu as 12h45, perfazendo um total de 20 horas de apagão.


Segundo informações extraoficiais, desta feita o problema foi mais uma vez rompimento de cabo nas proximidades da fazenda Manda Saia, e que o problema foi detectado pela equipe de plantão as 02h45 de hoje, porém o caminhão só deslocou para a localidade as 06h00 e com isto o atraso no reparo.


Não é a primeira vez que esse cabo rompe naquele local, uma evidência clara de que a manutenção da rede não tem sido feita de forma adequada. 


Já publicamos outras matérias mostrando a gravidade do problema, porém não há providências por parte de ninguém.


Nesta manhã não funcionaram bancos, repartições públicas e empresas prestadoras de serviços, outros seguimentos sofreram com a paralisação, os terminais não funcionaram e não se conseguia fazer saque bancários e com isto o comércio ficou paralisado.


Quando o dia amanheceu, várias localidades já estavam sem água, e quando isto acontece, algumas partes mais altas da cidade demoram até dois dias para ter o problema solucionado.


Além disto, o celular da VIVO que já estava péssimo, parou de vez, dificultando ainda mais a vida dos moradores.


Muita gente indignada com a situação, mas basta a energia ser restabelecida para que todos acomodem e a CELG nem sequer emite uma nota de esclarecimento, é como se a população fosse obrigada a conviver com este problema, são indiferentes aos prejuízos que causam.


Infelizmente não sabemos mais a quem recorrer, este problema já dura décadas, eu particularmente já propus uma Ação Civil Pública para a construção de uma rede de 69 mil volts, quase dez anos já se passaram e não obtive nenhuma resposta sobre o andamento do processo.


Nossas entidades representativas são indiferentes aos acontecimentos, não há nenhuma cobrança neste sentido e enquanto isto convivemos com o descaso da CELG e vamos contabilizando prejuízos materiais e desgastes físicos e emocionais com as noites mal dormidas em que pernilongos fazem a festa.


Temos aqui bem próximo uma rede de 148 mil volts passando por Arraias, será que não daria para se negociar com o Tocantins uma extensão até o nosso município? Será que o Operador Nacional do Sistema interferindo não resolveria nosso problema?


Vejo isto como uma possibilidade, agora cabe aos nossos políticos se inteirarem do assunto procurando buscar uma saída desse impasse que dura décadas.

Deixe um comentário