Brasil faz panelaço contra Dilma durante pronunciamento neste domingo
- On:
- 0 comentário
O pronunciamento em cadeia nacional de rádio e tevê da presidente Dilma Rousseff na noite deste domingo (8), Dia da Mulher, foi acompanhado por panelaços e gritos de protestos em diversas cidades brasileiras.
Na capital paulista, moradores de bairros como Moema, Pinheiros e Perdizes demonstraram que a mensagem de paciência diante dos duros ajustes econômicos – que dominou o discurso da presidente – não foi bem recebida por parte da população.
Os protestos se repetiram em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba e repercutiram nas redes sociais. Logo após o discurso, por volta das 21h, 5 dos 10 trending topics no Twitter brasileiro eram de repúdio à mensagem da presidente.
Vídeos dos protestos também tomaram conta da internet, atraindo comentários de críticos e apoiadores em similar medida.
Segundo um colega Jornalista de São Paulo, o panelaço contra o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff:
1. foi expressiva em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.
2. Nas três capitais, as batidas de panelas, buzinas e gritos foram mais fortes em bairros de classe média. No caso de São Paulo podem ser citados Higienópolis, Jardins, Perdizes, Pinheiros, Lapa, Pompeia, Brooklin, Vila Madalena. Panelas e gritos também foram ouvidos no centro da cidade.
3. Nos bairros mais afastados do centro não há registro de manifestações. Não ocorreu nada significativo na zona leste. Nem na zona norte.
4. Causou surpresa em quem ouviu o nível de agressividade das manifestações. Além dos já esperados Fora Dilma e Fora PT, as pessoas gritavam palavrões contra a presidente Dilma
Ainda segundo o colega jornalista, houve também xingamentos de cunho essencialmente machista, bem no Dia Internacional da Mulher.