Altas temperaturas e baixa umidade castigam Monte Alegre de Goiás



Temperaturas bastante elevadas foram observadas sobre o Centro-Oeste do Brasil nesta semana, após uma breve diminuição do calor por conta da nebulosidade, chuva e um pouco de ar polar. 


No norte de Mato Grosso, os termômetros alcançaram até 40°C. Os níveis de umidade do ar voltaram a baixar também e o Instituto Nacional de Meteorologia registrou até 16% em Monte Alegre de Goiás, na última terça-feira. 


Um novo sistema de alta pressão atmosférica se intensifica sobre o Centro-Oeste no decorrer da semana. Este tipo de sistema meteorológico causa um fenômeno conhecido como subsidência do ar. 


O sistema de alta pressão será forte e esta subsidência será acentuada causando uma redução da umidade no ar. A queda da umidade reduz a nebulosidade e as condições para a chuva. A alta pressão também inibe o crescimento das nuvens.



Não há previsão de novas frentes frias para o Centro-Oeste pelo menos por mais uma semana. Sem ar polar e com baixa possibilidade de alguma chuva, o calor vai aumentar. Temperaturas até acima dos 40°C poderão ser observadas especialmente em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul.


Fonte: Clima Tempo



Deixe um comentário