Teresina de Goiás: Cachoeiras e rios cristalinos atraem pela beleza praticamente intocada da região
- On:
- 0 comentário
Chamada carinhosamente de Tereza por seus moradores, Teresina de Goiás hoje sendo incluída no processo turístico, desponta como o nova estrela nas entre serras da Chapada dos Veadeiros, mostrando seu lado sertanejo, calunga, belezas intocadas e a alegria de um povo guerreiro que sobreviveu às diversidades por longos anos.
Um novo horizonte para os visitantes e ecoturistas sempre em busca de novidades, Teresina de Goiás é o outro lado da Chapada dos Veadeiros.
Bem próximas, cachoeiras e rios cristalinos ainda desconhecidos dos visitantes da Chapada se escondem entre as serras, em locais de nomes interessantes, como Custa-me-ver, Tapa Ôlho, Ponte de Terra, Engenho, Ema e Diadema, Abobreira, Ourominas, dentre outros.
A cachoeira mais famosa é o Poço Encantado, mas muitas outras como a Três Degraus, o Cachoeirão e algumas ainda sem nome podem ser visitadas e outras serão ainda descobertas, pois são milhares as quedas-d´água da Chapada. Há também inscrições rupestres de baixo relevo em diversos pontos do município.
Situada entre as Serras das Araras, Boqueirão e Boa Vista, seu belo horizonte e suas veredas de buritis emolduram um céu azul e noites estreladas. Vida tranquila, bancos à sombra das árvores das ruas, pessoas proseando e observando quem passa.
Seu povo pacato herdou muito da cultura calunga que ainda permanece forte na zona rural, principalmente dentro do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Calunga, que ocupa quase metade do município.
Frutas regionais
O caju, fruta símbolo da cultura local, está presente por todos os lados, seja nos quintais ou nos campos Cerrados, onde predomina o cajuí, o cajuzinho do Cerrado tão abundantes nos pés de serra.
Nos Cerrados, árvores repletas de frutas nativas como a mangaba, a cagaita, o murici, o jatobá, o baru e palmeiras diversas,como o buriti, a macaúba, a pindoba e a guariroba, complementam a dieta dos moradores e trazem novidades para a gastronomia goiana.