Sintego Itinerante: educadores dos municípios da Regional de Campos Belos querem ter atendimento do Ipasgo





Durante encontro com trabalhadores da Educação, realizado na última sexta-feira (13), dentro do projeto Sintego Itinerante, representantes dos educadores de Campos Belos, Cavalcante, Divinópolis e Monte Alegre de Goiás pediram a intermediação do Sintego para que os servidores das redes municipais de ensino também possam ser atendidos pelo Ipasgo.


Vice-presidenta do Conselho Deliberativo do Ipasgo, Bia de Lima, se comprometeu a encaminhar a reivindicação ao órgão e à diretoria de Saúde do Instituto.


Na reunião, também foram discutidos a negociação para o pagamento do Piso dos professores. Dos municípios atendidos pela Regional, apenas Divinópolis se recusa a pagar. 


Sobre o pagamento no Estado, o secretário de Organização do Interior, Omar Roni informou que, segundo a secretária Raquel Teixeira, o pagamento será neste mês, entretanto, o governo ainda não enviou o projeto de lei para a Assembleia Legislativa de Goiás votar o reajuste, fato que também causa preocupação e desconfiança sobre o cumprimento da Lei do Piso este ano pelo Estado.


O secretário lembrou que o Sintego ganhou na justiça o pagamento dos calotes de 2013 e 2014 para os professores PI e PII, e também, da data-base/2015 para os servidores administrativos.


A privatização das escolas para Organizações Sociais foi outra grande preocupação levantada pelos educadores. A presidenta Bia de Lima explicou as ações do Sintego, que acabaram levando à suspensão do primeiro edital, mas chamou a atenção para a necessidade da categoria ficar alerta para os próximos passos do governo em relação ao projeto.


À tarde, o Sintego Itinerante visitou o Colégio Estadual Felismina Cardoso Batista e conversou com os trabalhadores sobre a pauta de reivindicação.


O que disseram os trabalhadores


“É difícil pra gente se deslocar até Goiânia para resolver alguma situação, principalmente jurídica, então, receber o Sintego Itinerante aqui em Campos Belos é maravilhoso” – Maria Divina da Silva/Professora da REE de Campos Belos.


Fonte: Sintego

Deixe um comentário