Seca em dezembro: Produtores rurais do sudeste do Tocantins comemoram etapa do Projeto Barraginhas




Mais de 600 famílias de agricultores familiares da região sudeste do Estado foram beneficiadas pelo Governo do Tocantins com o Projeto Barraginhas em 2016. 


A ação, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e executado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), finalizou, neste mês de dezembro, mais uma etapa, sendo construídas 1734 barraginhas em oito municípios daquela região.


De acordo com Antônio Conceição, extensionista do Ruraltins em Arraias, os municípios beneficiados foram Taguatinga, Ponte Alta do Bom Jesus, Taipas do Tocantins, Arraias, Novo Alegre, Combinado, Landeira e Aurora do Tocantins.  Cada município recebeu 198 barraginhas, sendo que apenas em Taguatinga foram construídas 348.


“O Ruraltins está presente em todos esses municípios e conhece a realidade de cada um deles. 


Nosso trabalho nesse projeto é identificar as comunidades que mais sofrem no período da seca e demarcar os locais onde serão instaladas, acompanhando de perto todo o processo de instalação e, após essa fase, vamos conferir se a obra está dentro do padrão estabelecido”, afirmou Antônio Conceição, informando ainda que esse é o terceiro ano do projeto e nos municípios que foram os primeiros a receberem as barraginhas as mudanças são muito positivas.


O diretor de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, destaca a importância da parceria do Ruraltins na execução do projeto. 


“O trabalho em conjunto com o Ruraltins é de suma importância, pois ele é o órgão que tem total conhecimento da realidade das famílias de agricultores familiares por meio da sua assistência técnica. Toda a parte de campo, seleção, mobilização e mão de obra é de responsabilidade do Ruraltins”, acrescentou.


O produtor Atevaldo Cardoso dos Santos, morador Assentamento Matrinxã, município de Arraias, se diz satisfeito com a ação. De acordo com o produtor, 17 famílias moram no local e sofriam com a falta de água no período da estiagem. “Esse projeto está beneficiando muita gente. 


Aqui na nossa comunidade a barraginha deu tão certo que a água durou por um bom tempo. Nos períodos mais críticos serviu para matar a sede dos animais e molhar plantação. Foi a melhor coisa que nos aconteceu”, frisou o produtor.


2017


Em 2017, será realizada a terceira etapa do projeto e mais dez municípios da região sudeste do Estado serão beneficiados, são eles: 


Dianopólis, Novo Jardim, Rio da Conceição, Porto Alegre do Tocantins, Almas, Chapada de Natividade, Santa Rosa do Tocantins, Natividade, São Valério da Natividade, São Salvador do Tocantins.


De acordo com a Semarh, para esta etapa estão previstas a construção de mais de 1.900 barraginhas. O primeiro município a ser beneficiado é Novo Jardim, com previsão para início de janeiro.


Barraginhas


O Projeto Barraginhas é uma das metas do Governo do Estado para amenizar a seca da região sudeste. Ao todo, serão beneficiados 18 municípios, com investimento total de aproximadamente R$ 2 milhões e a construção de 3.564 barraginhas.


O projeto tem por objetivo a construção de pequenas bacias de captação de água da chuva para abastecimento local, conter o assoreamento das fontes e incentivar a agricultura de subsistência. 


Esse procedimento deve contribuir para melhorar o nível do lençol freático na região, especialmente no período de seca, além de criar bases de sustentabilidade ambiental com a proteção e revitalização dos recursos hídricos.


Fonte: o Girassol

Deixe um comentário