Onça, que botou medo em Goiânia, é solta em mata, a 300 km de distância da capital
- On:
- 0 comentário
Nesta sexta-feira, 29/12, aconteceu a soltura da onça pintada macho, capturada ontem na região do Morro do Mendanha, em Goiânia.
A imagem foi divulgado há instantes pelo superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Goiás, Renato de Paiva.
O animal foi levado para uma região de nome preservado que fica a mais de 300 quilômetros de Goiânia, conforme o próprio superintendente afirmou.
A onça do Mendanha rondava Goiânia desde fevereiro deste ano. Após 10 meses de tentativas sem sucesso, ela foi capturada.
O animal conseguiu fugir anteriormente três vezes, segundo informou o órgão. A captura foi realizada com o auxílio de profissionais do Instituto Onça Pintada, que agiram com cães de caça especializados em resgates como esse.
Moradores da região denunciaram ataques a animais de criação (gado, cavalos) e domésticos (cães). A população temia ataques a humanos, apesar de haverem poucos relatos de ataques nesse perfil.
No mês de novembro a onça foi avistada por câmeras de monitoramento de um condomínio de luxo invadindo a área habitada, pulando um alambrado de metal e transitando tranquilamente pelas ruas, próximo às casas.
O animal passou por exames na tarde desta quinta-feira, 27/11, e foi colocada uma coleira rastreadora para que técnicos consigam fazer a identificação e monitoramento do felino.
Essa foi a primeira vez, em relatos do Ibama, que uma onça pintada foi capturada em uma área urbana.
Na terça-feira será realizada uma entrevista coletiva e mais imagens serão divulgadas.
Fonte: Mais Goiás