Recife (PE) vai sediar o Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez mais disputado da história

Evento começa nesta quarta-feira no hotel Jangadeiro e vai reunir oito Grandes Mestres

Pelo segundo ano consecutivo, Recife/PE vai sediar as finais do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez.

A partir desta quarta-feira (13), até o dia 21, mais de 170 enxadristas de todo o país estarão disputando o título nacional. Serão nove dias de competição no salão de eventos do hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, com  premiação em dinheiro no valor de R$ 40 mil e três vagas para a Seleção Olímpica de 2024.

O evento mais esperado do xadrez brasileiro vai reunir oito Grandes Mestres (GMs). Estarão participando o atual campeão Alexandr Fier e sete ex-campeões: Luiz Paulo Supi, Krikor Mekhitarian, André Diamant, Everaldo Matsura, Darcy Lima, Roberto Molina e Renato Quintiliano. Da premiação total, R$ 10 mil será somente para o campeão nacional.

De acordo com o presidente da CBX, Máximo Igor Macedo, o Campeonato Brasileiro de 2023 será o mais disputado da história.

“Esse já é o Brasileiro mais disputado da história do xadrez nacional, já que serão distribuídas três vagas para compor a seleção olímpica de 2024 e a maior premiação ofertada numa disputa de campeonato brasileiro”, revelou o dirigente.

Mais de 170 enxadristas de 16 estados já confirmaram presença para a competição que será disputada no estilo fechado com fase classificatória.  As inscrições podem ser realizadas até esta quarta-feira (13) no site da cbx.org.br.