Rádio Comunitária de Combinado (TO) resgata história do hino de Novo Alegre (TO)

Por Evônio Madureira,

A rádio Comunitária “Estrêla FM” de Combinado, resgatou a história do hino da cidade de Novo Alegre, no Sudeste do Tocantins.

A direção da emissora tomou conhecimento dos autores da letra do Hino da cidade por meio de informações do professor Dorgival dos Santos Bilio, filho de Juarez de Oliveira Bilio, que foi autor da música do Hino, cuja letra foi escrita pelo professor Ângelo Bruno no ano de 1977.

O professor Dorgival explicou a direção da rádio que o processo de formação da letra teve inicio com a amizade de seu pai, o musico profissional Juarez Bilio com o professor Ângelo Bruno em 1976, ano em que o professor Ângelo lecionava no antigo grupo escolar, fundado pela professora Joana Dias Furtado.

HISTÓRICO – ÂNGELO BRUNO

Ângelo Bruno nasceu em 02 de janeiro de 1936, é natural de Fossano – Itália, casado com Alaiz Martins Bruno, pai de quatro filhos e avô de  oito netos. Enquanto esteve em Novo Alegre, trabalhou como professor por vários anos no antigo Grupo Escolar “Fazenda Novo Alegre”, hoje Colégio Estadual Dr. João D’Abreu.

Ângelo Bruno, professor aposentado, também é escritor, membro da ACALANTO – Academia de letras de Araguaína, Titular da Cadeira nº 03. Já publicou vários livros, entre eles: “Duas Pátrias e um Só coração”, em 2009; “Evangelho da Família”, em 2016; e “Senhor, eis-me Aqui”, publicado em 2021.

Atualmente o professor Ângelo reside com sua família em Goiânia.

Fica aqui registrado essa merecida homenagem ao professor Ângelo Bruno, externando os nossos votos de orgulho e reconhecimento pela criação da letra do Hino de Novo Alegre e pela dedicação dos anos a fio na formação educacional das crianças, que hoje são adultos formadores de opinião, entre eles, o primeiro aluno do sexo masculino que conseguiu sua formatura no Colégio Dr. João D’Abreu, Dorgival dos Santos Bilio.

HISTÓRICO – JUAREZ DE OLIVEIRA BILIO

Juarez de Oliveira Bilio, nasceu em 06 de maio de 1940, é natural de Barra do Corda – Maranhão, casado com Inês Gomes Bilio, pai de sete filhos, avô de quinze netos e cinco bisnetos. Chegou a Novo Alegre com a família em 04 de junho de 1976.

Músico profissional, foi membro da Banda “Os Populares” de Barra do Corda – MA. Juarez Bilio além de ser o músico da letra do Hino de Novo Alegre, também foi autor do hino do Padroeiro de Novo Alegre – São Francisco de Assis.

Por sua significativa participação na sociedade, Juarez Bilio recebeu várias honrarias do poder público municipal.

Seu Juarez como era chamado pelos populares, faleceu em Palmas, capital do estado do Tocantins, em 18 de janeiro de 2008, de modo que, com esta singela homenagem póstuma externa o orgulho e o reconhecimento de toda a comunidade novoalegrense pelo inestimável legado deixado pelo músico que perdura até os dias de hoje.

LETRA DO HINO DE NOVO ALEGRE

Novo Alegre, te desperta já chegou a tua hora

Teu futuro Te impele, Te espera sem demora.

Refrão

Corre voa sem parar Teu futuro é promissor,

Corre voa pra alcançar e serás vencedor

Teu progresso está marcado, Tuas terras dão far

‘tura e

Riquezas com teu gado tua escola dá cultura.

Refrão

Ser unidos é grandeza que merece admiração

Somos um e que beleza, somos glória da Nação.

Refrão

Grandes dias de esperam, Nobre Povo Varonil

Pois teus filhos já souberam, trazer glórias ao Brasil.

WhatsApp Image 2022-06-20 at 08.21.57
Mãe é um ser inexplicável. Obrigado por sua existência (2)
Mae-e-um-ser-inexplicavel.-Obrigado-por-sua-existencia-3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.