Projeto “Leitura Ativa” faz diferença na escola Escola Augusta Vaz, em Combinado (TO)

A Escola Augusta Vaz dos Santos Teixeira, na cidade de Combinado (TO), sudeste do estado, promoveu no início deste mês de dezembro a culminância do “Projeto-Biblioteca Fonte de Cultura: Plantando leitores, colhendo cidadãos”.

O projeto foi uma parceria entre o coordenador de Programas e Projetos, Emerson Miranda, as professoras de língua portuguesa da escola Diva José Vaz, Raquel Alves Borges e Geovana Silva Campos, com a ideia de motivar os alunos a se interessarem pela arte da leitura.

“Ao realizarmos uma reflexão sobre o ato da leitura, percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, celular, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar e a falta de incentivo tem ocasionado pouco interesse pela leitura e, por consequência, dificuldades marcantes: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimento restrito”, diz Emerso Miranda.

Ainda de acordo com o coordenador do projeto,  ao se aferir dia a dia da unidade escolar é fato que o gosto pela leitura se constrói através de um longo processo fundamental para o desenvolvimento de potencialidades.

“Pensando dessa forma, tornou-se necessário e viável fomentar um projeto que viabilizasse a leitura prazerosa e eficaz. Foi esse tipo de leitura, a leitura ativa, que fora realizada na Escola Augusta Vaz”.

Essa é uma técnica de leitura que exige pensamento crítico e a realização de atividades para melhorar o entendimento de um conteúdo.

“É uma ferramenta que não é somente fazer uma leitura, ela promove interação e conversação com o texto. Sendo assim, ela proporciona um aprendizado de qualidade e uma melhor absorção do conteúdo”.

Para realizar a Leitura Ativa, foi utilizado o “método do trivium” (gramática, lógica e retórica) que, embasado na dialética platônica, torna a leitura dialógica a essência de uma harmonia de dois mundos: a do leitor e a do escritor.

“Seguindo esta metodologia, todos os alunos leram no mínimo um livro por mês.  Ao final deste ano letivo, os melhores leitores do ano e por classe foram agraciados com certificados e premiações”, finaliza o educador.