Prefeita de São João da Aliança e empresária de Campos Belos (GO) participam do programa Líder, do Sebrae Goiás

Empresária Fabiane Gontijo e a prefeita Débora Domingues
Fabiane Gontijo

A prefeita de São João da Aliança (GO), Débora Domingues, e a empresária de Campos Belos (GO) Fabiane Gontijo, sócia-proprietária do Hotel Vitória, participaram, nesta semana, do Programa Líder, do Sebrae Goiás.

Segundo Fabiane Gontijo, um projeto é extraordinário, que tem trazido muita motivação e tem vai gerar muito resultado econômico, social e sustentável para todo o Nordeste Goiano.

“A prefeita é uma mulher forte, discurso firme e motivacional, sem perder a afetividade da voz da mulher e além de tudo linda! Adorei conhecer a Débora! Muito gentil e excelente anfitriã”, disse Fabiane.

Os encontros estão ocorrendo em diversas cidades. Já receberam a caravana do Sebrae empresários de Posse (GO), Cavalcante (GO), Campos Belos e, agora, São João da Aliança (GO).

A coordenação dos eventos é do vibrante e competente gerente regional do Sebrae Goiás, em Posse, Cléber Chagas.

Programa Líder

O programa Líder (Liderança Para Desenvolvimento Regional) foi lançado no fim do ano passado, em Posse, no Nordeste goiano.

A iniciativa tem o intuito de contribuir com a articulação entre o poder público, entidades privadas e o terceiro setor em prol do desenvolvimento econômico e social. Além disso, o lançamento contará com a presença da primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado. 

A jornada dos trabalhos foi dividida em 19 meses, com término previsto para março de 2023, e tem por premissa criar uma agenda unificada de desenvolvimento sustentável no Nordeste Goiano, composta por 21 municípios e se destaca especialmente pelo turismo e agronegócio. A participação dos selecionados é gratuita.  

 A equipe do Sebrae Goiás, sob a coordenação do Analista Andrey Azeredo, realizou visitas às cidades da região para a primeira fase do projeto, que identifica e sensibiliza das lideranças locais.

Outro ponto importante é a parceria do programa Líder com as prefeituras. “Esse é um ponto importante do projeto, pois são as administrações municipais que executam e que podem tornar o ambiente de negócios mais favorável nas cidades”. 

As fases do programa estão divididas em três etapas: fundação, construção e aplicação. A primeira etapa foi concluída e agora segue a fase de organização dos grupos com oito encontros e quatro fóruns de monitoramento. A primeira oficina, após o lançamento está marcada para os dias 14 e 15 de outubro, também em Posse (GO). 

“Nós já concluímos os primeiros meses de levantamento das lideranças e visitas e estamos trabalhando na construção de um mosaico para identificar o perfil dos possíveis participantes. Nosso objetivo é ter a maior diversidade de gênero, idade e segmentos possível entre os escolhidos”, explica o gestor. 

O programa é de atuação nacional e em Goiás já foi realizado na Região Norte do Estado, representada por Porangatu (GO), e apresentou resultados positivos quanto à promoção da competitividade dos pequenos negócios e fomento do empreendedorismo. 

“O objetivo do Sebrae é contribuir na mudança da realidade dos municípios e desenvolver as cidades de acordo com as potencialidades de cada uma. Na região Nordeste por exemplo, temos o Vale do Paranã, com uma vocação maior para o agronegócio e a Região de Alto Paraíso com uma vocação mais turística e as duas estarão unidas pelo programa”, comenta Andrey. 

O gestor ressalta que o Nordeste Goiano foi escolhido neste momento de retomada econômica por ter Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, considerando os índices nacionais, e grande potencialidade para o empreendedorismo. 

“É uma região com características próprias, seja no turismo, na agricultura, no agronegócio ou na indústria e que tem uma excelente posição geográfica”. “Com tudo isso”, continua Andrey, “temos a certeza de que o programa Líder vai contribuir para o desenvolvimento da população”, completa. 

Após o lançamento, no dia 1° de outubro, serão mais 14 meses de trabalho com os 55 líderes selecionados.

O que o programa busca é conhecer as prioridades do território e construir uma agenda prática e positiva a partir da análise de prioridades desses atores locais. Tudo isso sob a orientação de um time de consultores do Sebrae preparados para atuar especificamente nessa ação. 

Os encontros do projeto ocorrem de acordo com a agenda definida em conjunto pelo Sebrae e os líderes selecionados, os quais terão como contrapartida a participação ativa nos encontros, ampliação das suas redes e de conhecimentos por meio dos fóruns temáticos que vão acontecer durante a programação. 

Como parte dos resultados, a expectativa é de que o grupo se organize com a opção de institucionalização mais adequada às características e realidades locais.

“As metas serão definidas pelas lideranças e com o apoio do Sebrae, afinal são eles quem melhor conhecem suas regiões”, explica Andrey.

Ele destaca ainda que, “conta com a adesão e participação de diversas entidades locais no projeto, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), os sindicatos rurais, associações, empresários, comerciantes e produtores rurais”, finaliza. 

Siga nosso Blog nas redes sociais e recebe as notícias da nossa região em primeira mão

Whatsapp

Telegram

Facebook

Instagram

Deixe um comentário