Inscrições para o Concurso de Cartas dos Correios estão na reta final; hoje é o último dia

As escolas públicas e particulares interessadas em participar da 51ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas devem se apressar.

Hoje (18) é o último prazo para que as redações selecionadas para o certame sejam postadas nas agências dos Correios.

Os textos devem ser encaminhados à Coordenação de Comunicação dos Correios em Goiás – CCOM/GO (Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, nº 11 – Setor Central / 1ª andar – Goiânia/GO – CEP 74003-901).

A postagem deve ser feita por Carta Registrada ou SEDEX, ambos com Aviso de Recebimento. Cada unidade de ensino pode enviar até duas redações para representá-las na fase estadual.

O concurso é promovido pela União Postal Universal (UPU/ONU) e realizado no Brasil pelos Correios.

As redações devem ser produzidas por estudantes com até 15 anos de idade. O objetivo é melhorar a alfabetização de jovens por meio da redação de cartas, incentivando a expressão da criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.

Este ano, o tema da redação é: “Escreva uma carta a uma pessoa influente para explicar por que e de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climática.” 

A melhor redação de cada estado concorre aos prêmios da etapa nacional. Serão escolhidas três cartas, 1º, 2º e 3º lugar. A carta vencedora irá representar o Brasil na fase internacional.

A premiação para a escola e os alunos vencedores na colocação nacional é de até R$ 10,5 mil e até R$ 10 mil, respectivamente, além de outros valores para os primeiros colocados na fase estadual.

Todas as informações sobre o concurso, como formulário de redação, ficha de inscrição e endereço para o envio dos documentos estão disponíveis em https://www.correios.com.br/concursocartas.

Destaques goianos – Em Goiás, o último ganhador foi Arthur Vansan, do Colégio Tera, em Goianésia. O estado tem um bom histórico na disputa. Em 2017, a representante goiana, Emilly Oliveira Rodrigues, de apenas 11 anos de idade, recebeu uma menção honrosa na fase nacional.

Em 2016, a carta de Lucas Bueno Teixeira, 15, da cidade de Mineiros, conquistou o segundo lugar nacional. Goiás também já recebeu o prêmio máximo ao vencer a etapa internacional em 2006, com a estudante Laura de Paula Silva, de Goianésia.

Concursos anteriores – Na disputa internacional, o Brasil já ganhou 3 medalhas de ouro (1972/1988/2006), 2 medalhas de prata (1978/1980), 2 medalhas de bronze (1992/2015) e recebeu menções honrosas em 2009, 2012, 2016, 2017, 2018 e 2021. Na classificação internacional, o Brasil só é superado pela China (5 medalhas de ouro).

Deixe um comentário