Morte: por que nunca estamos preparados pra ela?

Por Jefferson Victor,

Aprendemos muito cedo o que é a vida e, passamos a conviver todo momento com o temor da morte, é uma luta intensa pra que ela não chegue.

A partir do momento que uma criança nasce, já é acionada a contagem regressiva para esse temerável dia.

O bebê ainda novinho começa a ativar os mecanismos de defesa, confia na proteção da mãe e do pai, teme pessoas e ambientes estranhos, o instinto de sobrevivência predomina.

Todos os dias as pessoas correm riscos, seja por doenças, idade, acidentes, assassinatos, guerras ou por fenômenos da natureza tipo raios, alagamentos, desmoronamentos entre outros.

O que se tem por certo, é que a morte chegará pra todos, independentemente de classe social.
Não existe uma ordem cronológica em que morressem primeiro os bisavós, avós, pais e filhos, essa seria a ordem natural, mas o acaso pode alterar essa sequência.

Pode-se definir a vida como um livro que conta uma história, uns mais volumosos e outros nem tanto, mas cada um tem um início, um meio e um fim.

As pessoas nunca estão preparadas para morte, isto porque o nascimento traz alegria e a morte muita tristeza e melancolia.

Ela é traiçoeira e causa uma dor profunda que nenhum remédio cura, só o tempo ameniza, mas não apaga a saudade, a qual perdura para sempre.

O dia amanhece e, infelizmente, milhares de pessoas não anoitecem. Ninguém consegue prever o dia e nem as circunstâncias que culminará com a sua morte.

A pandemia ceifou a vida de milhões de pessoas pelo mundo, é difícil encontrar uma família que não tenha perdido um ente querido de forma precoce.

Mesmo assim, muitos não se previnem vacinando, preferem seguir ensinamentos sem nenhum embasamento.

Desta forma, muitos já perderam a vida, e, outros continuam abusando da sorte.
A verdade é que viver é sempre um desafio, porém ninguém viverá eternamente.

A única certeza é que um dia cada um terá cumprido a sua missão aqui na terra e chegará ao fim de sua jornada.

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje, use suas taças de cristais, aquela roupa bonita cheirando naftalina, esperando uma ocasião especial, curta sua família e amigos.

A hora é agora, o dia é hoje, o amanhã é uma incógnita, aproveite a vida, ela é uma só e tem prazo de validade, um dia todos virarão história.