Idosa, cadeirante e com câncer: Dona Rosa está totalmente abandonada pelo Estado, diz cidadã

É muito delicada a situação de Dona Rosa, uma quase octogenária moradora do distrito da Prata (GO), distrito de Monte Alegre de Goiás (GO), nordeste do estado, região da Chapada dos Veadeiros.

Dona Rosa, que tem 76 anos, por décadas, sempre foi uma líder da comunidade, respeitada, mulher forte, que sempre esteve à frente nas questões do bem comum da comunidade onde vive.

Mas a idade chegou, doenças apareceram e o Estado, a quem ela sempre pagou seus impostos, lhe abandonou.

Ela teve um único filho, rapaz de ouro, como se diz na comunidade, que faz o que pode em sua proteção.

Mas precisa trabalhar em fazendas para conseguir ter o seu sustento. Suas forças não são suficientes para ajudar Dona Rosa em todas as suas necessidades.

Dona Rosa, que mora na sua pequena e humilde casinha na Prata, virou cadeirante, é diabética e recentemente foi acometida por um grave câncer.

Para piorar, a saúde mental também está precária e ela já tentou atear fogo na própria casa para se livrar de tanto sofrimento.

Uma moradora gravou um vídeo e áudios e enviou ao Blog para denunciar o abandono, em especial da prefeitura de Monte Alegre de Goiás.

No vídeo, Dona Rosa diz que tem se alimentado apenas de Iorgute e um pouco de leite.

Não sabe aplicar o remédio para o diabetes e frequentemente passa mal.

“Ela precisa de uma assistência urgentemente. Não consegue fazer mais nada. Trabalhou tanto na vida e hoje está invisível perante ao Estado. Precisa de uma enfermeira e de uma assistência permanente do CRAS municipal”, diz uma amiga.

“Ela está morrendo à mingua. Está com câncer. É muito sofrimento. Precisa de um acompanhamento de fisioterapia, e mais urgentemente de um acompanhamento psicológico e psiquiátrico.

Precisa de ajuda para fazer a quimioterapia. Ela já tentou tirar a própria vida, por diversas.

É um abandono deplorável de um ser humano. Este é um pedido de socorro”, diz a denunciante.

O que diz o prefeito de Monte Alegre

O Blog procurou o prefeito de Monte Alegre de Goiás (GO), Felipi Campos. Enviou-lhe o vídeo e pediu um posicionamento sobre o abandono da idosa.

Ao Blog, o prefeito disse que ela recebe visitas da Agente de Saúde. “Lá na Prata temos médico todos os dias, enfermeiros e técnicos na UBS e ambulância que ajuda a transportar caso ela precise se locomover até a UBS.

Sempre que vai cesta básica é entregue lá; tem transporte até Goiânia para realizar exames e procedimentos. Mas parece que ela está sem cuidadora, pela fala, algum familiar para cuidar dela todos dias.

Como fazer comida e ir atrás dos remédios dela na secretaria. Neste caso, então pedi uma atenção especial para ela da minha equipe. Ela é assistida, porém vou acompanhar de perto para que ela seja mais ainda”, afirmou o prefeito.

Deixe um comentário